Presente em cerca de 99% dos smartphones ativos no Brasil.
O WhatsApp Business é uma versão especial de um dos aplicativos mais populares em todo o mundo e que se tornou uma poderosa ferramenta de vendas para inúmeras empresas.
Uma de suas principais vantagens é que é 100% gratuito, você só precisa estar conectado à internet para realizar o atendimento ao seu cliente.
Diferente das redes sociais, esse canal de comunicação não permite a criação de anúncios, mas muitas empresas têm alcançado grandes resultados por meio desse app.
Quer saber como funciona o WhatsApp Business e como usar a favor da sua empresa? Nesse artigo vou te instruir sobre cada recurso. Confira!
O que é o WhatsApp Business e como funciona?
Disponível para Android e IOS, o WhatsApp Business é um aplicativo projetado de forma personalizada para uma interação direta e objetiva de empreendedores ou até mesmo do departamento comercial com os seus clientes.
Criar um posicionamento profissional dentro da ferramenta dará mais confiança e credibilidade ao serviço/produto, por isso é importante ter um perfil comercial da empresa com as principais informações que respondam dúvidas frequentes, como, seu endereço físico com direito a mapa, descrição da sua empresa, horário de funcionamento, endereço de e-mail para contato e site.
Agora que entendemos sobre o aplicativo, vamos conhecer os recursos disponibilizados para que essa interação aconteça. São eles:
WhatsApp Web
Assim como na versão tradicional, o Business também pode ser usado em um computador por meio de um navegador de internet, sem a necessidade de instalação.
Para usar essa versão, você só precisa acessar o site (web.whatsapp.com) e escanear o código QR com o leitor fornecido no próprio app, como na imagem abaixo:
Essa facilidade no dia a dia é essencial para muitas empresas, pois atender um grande número de clientes ao mesmo tempo pode ser um pouco trabalhoso se tiver que ser feito na tela de um smartphone.
Catálogo
Um dos recursos que mais chama atenção do WhatsApp Business é a possibilidade de criar catálogo com seus produtos e serviços.
Esses catálogos são especialmente interessantes para lojas de diferentes segmentos, como roupas e acessórios, lanchonetes, pizzarias, cosméticos, perfumaria e muito mais.
Mas as pessoas que prestam serviço também podem usá-lo. Seja criativo para atrair a atenção dos consumidores!
Logo, quando um potencial cliente entrar em contato por meio desse canal, irá se deparar com fotos, descrições e preços, além de incluir um link direto para seu site (caso já tenha).
Acredite, mesmo que você não consiga responder a mensagem do cliente no mesmo momento, com as informações disponíveis do catálogo, você facilitará a venda e economizará um bom tempo de atendimento.
Mensagem de ausência e mensagem de saudação
Com as mensagens automáticas, você pode escrever uma mensagem personalizada de saudação para quando alguém entrar em contato com sua empresa pela primeira vez.
Ou até mesmo deixar uma mensagem de ausência informando a impossibilidade de atendimento naquele momento, quando alguém lhe enviar uma mensagem fora do horário comercial.
Respostas Rápidas
Já as respostas rápidas são feitas com definição de atalhos para que a mensagem seja completada sem a necessidade de ser digitada por completo.
Etiquetas
Através do WhatsApp Business você consegue facilmente organizar suas conversas com etiquetas coloridas. Parecido com “Post-it” elas servem como marcadores para categorizar seus atendimentos.
Estatísticas do fluxo de mensagens
O WhatsApp oferece também métricas importantes, como estatísticas e análises, sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelas pessoas que estão interessadas nos seus produtos ou serviços.
Dessa forma, a empresa consegue ter o controle de tráfego de conversas e analisar o engajamento na comunicação entre empresa e cliente.
Para acessar as suas estatísticas vá até o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas.
É importante saber que o acesso só é possível pelo aplicativo para smartphone, pois o WhatsApp Business Web não fornece essas informações.
Pagamentos
O pagamento pelo WhatsApp Pay, é uma nova maneira de fazer transferência de dinheiro, pagamentos, ou enviar e receber dinheiro.
O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay, portanto, é necessário configurar um cartão de débito na plataforma. Outra exigência é ter uma conta de comerciante na Cielo, parceira no projeto.
Os bancos participantes são, até o momento, Nubank, Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next e Sicredi.
Veja no vídeo abaixo um tutorial de como cadastrar o serviço de pagamentos no WhatsApp Business:
Por ora, o serviço só está liberado para pessoas físicas usuárias do aplicativo, porém, a empresa já afirmou que haverá a opção de pagamentos para pessoas jurídicas futuramente.
Dicas para usar o WhatsApp Business
Diversos negócios usam o WhatsApp comercial como um canal de atendimento ao cliente e vendas, segundo dados coletados pela SEBRAE, o WhatsApp Business já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte.
E para otimizar cada vez mais os resultados através do aplicativo, preparamos algumas dicas para acertar no bom uso dessa ferramenta. São elas:
– Use as mensagens rápidas sempre que necessário, mas não se esqueça de atender o cliente de forma humanizada e personalizada. Assim, poderá conquistar conexão e melhorar a satisfação do cliente.
– Crie lista de transmissão para enviar um aviso, anúncio ou recado para vários contatos, ao invés de grupo. Contudo, tome cuidado para não exagerar nas mensagens e acabar sendo bloqueado.
– Utilize o status do WhatsApp de forma estratégica para fazer divulgações, compartilhar banners, anúncios e despertar a curiosidade de seus contatos para que iniciem uma conversa com você.
– Tenha o hábito de responder as mensagens com agilidade e aposte em uma linguagem mais próxima da sua persona, seu cliente.
Apostar no WhatsApp Business como estratégia de comunicação pode ser uma boa solução para impulsionar o seu negócio.
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