A nova temporada de Stranger Things já se encontra entre nós, em poucos dias se tornou assunto principal nas redes sociais e entre os grandes meios da comunicação visual.
Todos estão correndo para assistir e ficar atualizado desse assunto para poder compartilhar e fazer parte dessa febre do lançamento.
Mas como uma série nova, à primeira vista com temáticas antigas, surfa em tendências se tornando um produto tão forte e vendável em um curto espaço de tempo?
A resposta não é simples, o produto foi desenvolvido desde sua ideia inicial focando em pesquisa de público e estratégias de marketing para se destacar entre todos os outros produtos concorrentes que temos nos dias de hoje.
Antes de prosseguirmos com todas as estratégias de marketing que a série utilizou em seu desenvolvimento e lançamento, vamos conhecer melhor o produto para depois entendermos o real impacto que ele trouxe para o público e a cultura em geral.
A série Stranger Things
Essa série se trata de um produto de streaming produzido pela empresa norte americana Netflix com sua primeira estreia em 15 de julho de 2016. Agora em 2022, seis anos depois da criação dessa nova marca e produto, não se tem dúvida que é um produto vendável e de sucesso.
A história da série gira em torno de um universo de nostalgia na temática da inesquecível década de 80, onde a cultura pop sofreu grandes mudanças e expansões que afetam a tendência de muita coisa até o dia de hoje.
Juntando elementos consagrados pelo público mais velho e revitalizando novos conceitos para as novas gerações.
A temática nerd de Stranger Things consegue trazer a diversão e inocência ao público mais velho, que relembra das tendências da época, ao mesmo tempo que consegue atrair o público jovem que está vivendo experiências parecidas atualmente.
Por falta de engajamento de público essa série não tem o que se preocupar, conseguindo agradar os dois ao mesmo tempo focando nos interesses que ambos têm em comum.
Público-alvo
Para a Netflix conseguir produzir a série com um apelo comercial, foi necessário fazer uma pesquisa e análise de dados do público-alvo para poder projetar um produto de entretenimento de forma satisfatória e direcionado para quem eles desejavam atingir, ou seja, um produto personalizado.
Como a temática é os anos 80, foi necessário desenvolver no storytelling de Stranger Things temas referentes as personas de pessoas dessa época, conhecer as esferas sociais, as dores, desejos, dificuldades e soluções que esse público tem e deseja resolver.
Com esses pontos em destaque, é possível criar um relacionamento forte entre o que a série tem a oferecer e realizar a expectativa do cliente, assim como os pontos em comum com a nova geração que está consumindo e se identificando.
Campanha de divulgação e lançamento
Depois de desenvolver o produto, o trabalho só está começando, agora é necessário trabalhar a apresentação dessa obra para o público e destacar as principais qualidades e diferenciais para atrair a atenção e potencializar a comunicação.
A série possui uma temática de suspense e terror, e a Netflix usou isso ao seu favor, sempre lançando a série perto da época de halloween (Dias das Bruxas), já aproveitando uma tradição comum onde as pessoas estão buscando produtos nessa temática e transmitindo um dos principais pontos fortes da obra.
Para ajudar na imersão do público, outras campanhas foram criadas, como, criação de locais personalizados com réplicas e criação de elementos da série para trazer uma experiência de imersão totalmente nova e exclusiva.
Todos os materiais de divulgação como vídeos e pôsteres, foram recriados na estética dos banners e artes comuns daquela época.
Sendo assim, toda a comunicação visual da série foi desenvolvida para transmitir com facilidade e eficiência todos os pontos principais que o serviço tem a oferecer, não permitindo dúvidas desnecessárias, como do que se trata aquela obra ou quem quer atingir e converter.
Gatilhos mentais para o público
Gatilhos mentais são agentes que provocam reações nas pessoas tirando-as da zona de conforto ou até mesmo persuadindo a tomar decisões, e a série Stranger Things usa e abusa dessa técnica de forma inteligente e bem direcionada ao consumidor.
Novamente falando da temática anos 80, a série utiliza gatilhos de familiaridade, saudade e nostalgia para atingir o público mais velho e reativar nas memorias boas sensações da época que serão vinculadas inconscientemente ao produto.
Outros elementos comuns que foram utilizados para construir uma boa relação entre os telespectadores são as parcerias com outras grandes empresas da indústria de conhecimento popular para ajudar na propagação da ideia da série.
Seja ela no próprio roteiro da história com as campanhas da Coca-Cola referente a época que estava sendo lançada. Ou no marketing promocional, como o lançamento dos lanches temáticos da série com o Burguer king para atrair o público jovem que consome esse tipo de alimento.
Networking
Nesse ponto a arte e o negócio se misturam. Na própria obra, a relação entre os personagens durante a trama traz a importância de se conectar as pessoas e grupos para resolver problemas.
Na série isso é focado na amizade, ponto crucial para ajudar a se identificar e se conectar com os personagens e mostrar o poder da colaboração mútua.
Para o meio comercial fora da série, é passada a lição da importância de realizar trabalhos em conjunto para solucionar problemas e produzir produtos e serviços mais assertivos, como por exemplo, parcerias com outros negócios que podem ser vantajosos para seu produto ou serviço, fortalecendo a marca no mercado e com o público.
Diferentes canais de divulgação
Ter um produto de qualidade é muito bom, mas é necessário que as pessoas sejam capazes de chegar até ele para consumir, sendo essencial a divulgação, como já foi abordada em tópicos anteriores.
Mas vale ressaltar que ter uma divulgação diversificada em diferentes tipos de mídias é muito vantajoso pois traz a chance de atingir mais pessoas.
Com cada lançamento de uma nova temporada da série, a Netflix trabalha com trailers em várias plataformas de conteúdo audiovisual, banners em redes sociais, cartazes em pontos estratégicos e sempre uma nova parceria com outra grande empresa que tenha um público em comum e que pode ter o interesse pelo produto.
Conclusão
Criar um produto lucrativo é o sonho de qualquer empresa, mas é necessário focar principalmente em trazer uma experiencia única e diferenciada para o seu cliente, sempre buscando entender as necessidades do público-alvo e utilizar das várias técnicas de marketing para ser assertivo, fidelizar novos clientes e consolidar marcas e produtos.
A competição no mercado é forte na maioria dos segmentos, e muitas vezes cada produto nem chega ao conhecimento das pessoas que estão em busca de consumir.
Sendo assim, ter um produto bem definido e com forte apelo na divulgação é o que está diferenciando os grandes sucessos no mercado e na mídia.
Para isso você pode contar com a Leomhann no desenvolvimento de um marketing bem direcionado para o seu público-alvo.