Ter uma presença online é essencial para qualquer empresa nos dias de hoje. E, para isso, é fundamental contar com um site que possa representar a marca na internet. No entanto, muitos empresários ainda têm dúvidas sobre a necessidade de investir em um site profissional.
Será que vale a pena? Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas e mostrar por que um site profissional é um investimento que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.
Continue a leitura!
O que é um site profissional?
Antes de explicar o que é, responda essa pergunta:
Quando você quer encontrar um tipo de produto ou serviço na sua cidade, como roupas, eletrônicos, serviço de marketing ou até serviço de advocacia, a qual canal recorre? Google ou Redes sociais?
Se sua resposta foi o Google, entenda, da mesma forma que você faz consultas no Google, o seu público também faz. E a única forma de estar visível nesses resultados de busca é a partir de um site.
Primeiro de tudo, o site pode ser o primeiro ponto de contato que um cliente em potencial tem com a sua empresa. É importante que esse primeiro contato seja bem-sucedido, como já dizia o famoso ditado “a primeira impressão é a que fica” e um site profissional bem projetado e fácil de navegar pode fazer toda a diferença.
Confira alguns pontos essenciais:
Um site profissional deve ter um design atraente e moderno, que reflita a marca e a identidade visual da empresa. Isso inclui escolher uma paleta de cores, fontes e imagens que sejam coerentes com a marca e criem uma experiência visual agradável para o usuário.
Além disso, um site profissional deve ser responsivo, ou seja, adaptável a diferentes tamanhos de tela e dispositivos, para que os usuários possam acessá-lo de qualquer lugar, seja em um computador desktop ou em um smartphone.
Outro aspecto importante de um site profissional é o conteúdo. Ele deve ser informativo, relevante e útil para o público-alvo da empresa. Isso pode incluir descrições de produtos e serviços, depoimentos de clientes, cases de sucesso, artigos de blog, entre outros.
Portanto, um site profissional deve ser seguro e confiável. Isso inclui o uso de certificados SSL para criptografar as informações transmitidas pelo site e proteger os dados dos usuários, bem como a implementação de medidas de segurança para evitar ataques cibernéticos e outras ameaças.
Mais do que ter um site, é desenvolver um site profissional para exibir seus produtos e serviços e fornecer informações úteis aos seus potenciais clientes.
Tipos de sites e suas particularidades
Existem diferentes tipos de sites que as empresas podem desenvolver para atingir seus objetivos de negócios. Entre eles, destacam-se o Site Institucional, o Site Landing Page e o Site E-commerce. A seguir, vamos explicar cada um deles.
Site Institucional
O site institucional é um tipo de site que apresenta informações sobre a empresa, sua história, missão, valores, produtos ou serviços.
Esse tipo de site costuma ter páginas como: home, “sobre nós” ou história da marca, serviços ou produtos vendidos, blog ou portfólio e informações de contato. Mas outros campos também podem ser adicionados como depoimentos de clientes, descrição de colaboradores, cases de sucesso, entre outros.
O site institucional tem como objetivo estabelecer a credibilidade e a confiança da empresa perante o público, além de fornecer informações relevantes sobre a empresa.
Site Landing Page
Uma landing page é uma página de destino que tem um objetivo específico, seja a promoção de um produto ou serviço, o download de um material ou a captação de leads.
Essa página geralmente é focada em uma única oferta e apresenta uma call-to-action bem visível para incentivar a conversão do visitante. Esse tipo de site é indicado para empresas que desejam aumentar sua conversão e obter resultados mais eficientes nas campanhas de marketing digital.
Em relação à estrutura, as landing pages são compostas por apenas uma seção, contendo um conteúdo de interesse do visitante e um formulário de contato.
Site e-commerce
O site de e-commerce é um tipo de site de comércio eletrônico, onde a empresa vende seus produtos ou serviços diretamente aos clientes pela internet.
Esse tipo de site é ideal para empresas que desejam expandir sua presença para além das lojas físicas e aproveitar o potencial de vendas da internet. O site de e-commerce deve ter uma boa estrutura de categorias e produtos, um sistema de pagamento seguro e um design atraente e fácil de usar.
Por meio de um site de e-commerce, uma empresa pode processar pedidos, aceitar pagamentos, gerenciar remessas e logística e fornecer atendimento ao cliente.
Para saber qual é o melhor tipo de site para você, busque o auxílio de profissionais especialistas em comunicação e marketing!
Por que é importante criar um site profissional para minha empresa?
É cada vez mais importante para as empresas terem uma presença online forte e bem estruturada. E um dos principais pilares dessa presença é a criação de um site profissional.
Existem diversas razões pelas quais criar um site profissional é importante para o sucesso da sua empresa. Em primeiro lugar, ter um site profissional aumenta a visibilidade da sua empresa na internet.
Nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra, mostra levantamento da Math Ads.
Se sua empresa não estiver presente na internet, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de conquistar novos clientes.
Um site profissional transmite uma imagem de credibilidade e confiança para os seus clientes em potencial. Um site bem estruturado, com informações completas sobre a empresa e seus produtos/serviços, pode ser determinante para que um cliente escolha sua empresa em vez da concorrência.
As redes sociais também podem ajudar nessa missão! Mas nessas mídias você está limitado ao que a plataforma permite, já um site pode ser personalizado 100% conforme a identidade da sua marca, os valores, a organização das informações, a personalidade etc.
O site também pode ser usado como uma ferramenta de marketing digital, permitindo que sua empresa se comunique com seus clientes de forma mais eficiente e atraente.
Por meio de técnicas de SEO, é possível melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca e atrair mais tráfego para o seu site. Além disso, outras estratégias de marketing digital, como o E-mail marketing podem ser utilizadas para atrair mais clientes para a sua empresa.
O que é necessário para criar um site?
Para criar um site, você precisa seguir alguns passos básicos:
1° Escolher um nome de domínio: O nome de domínio é o endereço do seu site na internet. Você precisará escolher um nome que seja único e fácil de lembrar. Existem várias empresas de registro de domínios que você pode usar para verificar se o nome que deseja está disponível e registrar o seu domínio.
2° Contratar um serviço de hospedagem: Para que o seu site esteja disponível na internet, ele precisa ser hospedado em um servidor. Existem muitos serviços de hospedagem disponíveis que podem fornecer o espaço de servidor necessário para o seu site.
3° Escolher uma plataforma de desenvolvimento: Existem muitas plataformas de desenvolvimento disponíveis para criar um site, desde as simples até as mais complexas.
4° Contrate uma agência para personalizar o design. Depois de escolher a plataforma de desenvolvimento, você precisará personalizar o design do seu site. Isso inclui a escolha do layout, das cores, das fontes e do estilo geral do site.
5° Adicionar conteúdo: Com o design do site definido, você precisará adicionar conteúdo. Isso pode incluir textos, imagens, vídeos e outros elementos que ajudem a transmitir a mensagem do seu site.
4° Testar e publicar: Antes de publicar o seu site, é importante testá-lo para garantir que tudo está funcionando corretamente. Depois de verificar que o site está funcionando corretamente, você poderá publicá-lo na internet e começar a compartilhar.
Por fim, invista em anúncios pagos para canalizar mais visitas para o seu site profissional.
Transforme a sua presença digital com um site profissional criado pela Leomhann!
Nossa equipe especializada em desenvolvimento web e design está pronta para criar um site personalizado que reflita a identidade da sua marca e atraia mais clientes.
Entre em contato conosco hoje mesmo e comece a destacar o seu negócio na internet!
Visite alguns sites criados pela agência Leomhann: