Se a embalagem é inevitável, por que não torná-la inesquecível?

A importância de um projeto de design para embalagens

A embalagem é a maneira mais efetiva que uma marca tem para não passar despercebida, e por que não transformar este item essencial em algo memorável?

Você já pensou sobre o que faz você comprar um produto ao invés de outro no mercado? Somente o preço? Talvez seja a cor, ilustração, formato, tipografia ou até mesmo a posição que o produto se encontra na gôndola, tudo isso pode interferir na sua decisão de compra. Então, como destacar um produto nas prateleiras através da sua embalagem?

Um estudo Macroeconômico e de Tendências do ABRE (Associação Brasileira Embalagem) apresentou em março de 2020 a perspectiva de que as embalagens movimentam um valor bruto de R$ 92,9 bilhões, que é 22,3% a mais que os R$ 75,9 bilhões alcançados em 2019.

A cada dia mais os produtos, seus preços e embalagens se tornam mais parecidos entre si, por isso, se diferenciar na prateleira é fundamental. Assim a embalagem tem um papel extremamente importante na hora de despertar o interesse do seu público-alvo e aumentar suas vendas.

Pontos importantes para a criação de embalagens

O primeiro passo é aprender tudo o que você pode sobre o produto, se aprofundar e conhecer tudo sobre o mercado, o consumidor e seu comportamento. Os objetivos do seu negócio e as opções de embalagens mais viáveis para o seu tipo de produto.

Para conseguir todas essas informações, é importante seguir um checklist que auxiliará na montagem do briefing de embalagem, com perguntas como:

  • Qual a função que a embalagem deve cumprir?
  • De qual material ele será feito?
  • Como a embalagem será transportada?
  • Em qual local será vendida?
  • As pessoas terão a chance de ver e tocar o produto antes de comprar?
  • Qual o público-alvo deste produto?
  • Como a sua embalagem pode se comunicar com esse público?

A embalagem é o vendedor silencioso de um produto, e você já pensou que ela vive em constante concorrência em um supermercado, em média com outros 30 mil itens?

A embalagem tem a capacidade de chamar atenção no ponto de venda, de comunicar o valor da marca, e até participar ativamente da experiência sensorial do consumidor. A forma como será apresentada é um componente decisivo para o sucesso comercial de muitos produtos.

O visual dela ainda é capaz de comunicar mais do que você imagina, principalmente de maneira não consciente! Como por exemplo: no pós-venda ela pode contribuir diretamente para a experiência que o usuário terá quando, de fato, estiver com o produto em mãos.

A maneira como resolvemos os problemas com o uso do design é um excelente recurso que, com certeza, poderá influenciar como sua marca vai se comunicar com seu público. O design de embalagens é muito mais do que apenas deixá-las visualmente bonitas, é a oportunidade de transformar o seu pack em um canal de vendas poderoso.

A sua embalagem vende e se comunica visualmente com o seu público? Entre em contato conosco que te ajudamos a tornar o seu produto muito mais atrativo!

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