Publicidade em Jogos é uma estratégia também conhecida como advergames, uma prática que se mostra uma verdadeira solução para criar campanhas capazes de atrair os clientes certos.
A estratégia foi desenvolvida por Anthony Giallourakis, em 2000, e o termo foi usado pela primeira vez pela revista Wired, em 2001. Trata-se de jogos eletrônicos que anunciam produtos, serviços e marcas.
São jogos criados em torno de determinada marca ou produto e que podem ser acessados em sites ou redes sociais, disponibilizados para download em diferentes dispositivos, como computadores e smartphones.
O propósito é veicular mensagens persuasivas e simular uma experiência de compra. As organizações também podem patrocinar jogos populares para que seus anúncios sejam exibidos dentro deles.
É uma forma de acelerar jogos muito conhecidos, como um jogo de corrida, em que aparecem placas com o nome da empresa. Até mesmo Barack Obama usou essa estratégia para se candidatar.
Para ter bons resultados, o gestor precisa saber as formas de publicidade em jogos, como ela pode ser segmentada, quais são suas vantagens, como medir as campanhas e quais são as tendências atuais desse tipo de publicidade.
Formas de publicidade em jogos
As empresas podem fazer publicidade em jogos de diferentes maneiras, e entre as mais populares estão:
- Anúncios jogáveis;
- Anúncios intersticiais;
- Anúncios de recompensa;
- Anúncios de cupom.
Os anúncios jogáveis são interativos e solicitam que os usuários joguem uma demonstração de algo que está sendo anunciado. Uma empresa de içamento pode investir nesse formato porque demonstra excelente desempenho.
Já os anúncios intersticiais aparecem em tela cheia entre as fases do jogo, trazendo mais visibilidade. Entretanto, por ser um formato imperativo, os profissionais costumam utilizá-lo com moderação para que não seja intrusivo.
Os anúncios de recompensa oferecem bônus em troca de anúncios na tela, que podem durar entre 15 segundos a 1 minuto. Tipo de publicidade que não pode ser ignorada, mas que traz uma boa experiência para usuários e profissionais.
As recompensas oferecidas podem ser o desbloqueio de novos níveis ou até mesmo ganhar dinheiro no aplicativo.
Por fim, nos anúncios de cupons são oferecidos cupons premiados ou com desconto e são usados para direcionar os usuários para as lojas físicas.
Eles não podem interromper a jornada do usuário e devem ser oferecidos quando o indivíduo não está realizando uma tarefa no jogo.
Como segmentar a publicidade em jogos
Para segmentar esse tipo de publicidade e atingir o público específico, a companhia precisa trabalhar algumas práticas. Uma delas é definir o perfil de cliente ideal para saber quais são as características e o padrão de consumo.
Isso ajuda uma confecção de cortina de vidro retrátil a criar estratégias de marketing e vendas que são direcionadas para os consumidores com perfil conhecido pela marca.
Outro passo importante é fazer uma análise estratégica sobre os dados do público para direcionar a campanha e alcançar o objetivo do negócio.
Mas é um erro acreditar que basta segmentar a audiência e se basear nessas informações em todas as estratégias de marketing. As coisas podem mudar ao longo do tempo, por isso é necessário reavaliar as segmentações.
Os tráfegos de campanha precisam se adaptar aos hábitos de consumo das pessoas, o que exigir e avaliar frequentemente para saber se as características do público continuam as mesmas ou se alguma coisa mudou.
A segmentação também passa pela etapa em que a companhia vai avaliar profundamente o comportamento do consumidor. Isso mostra qual é a navegabilidade do site e ajuda a compreender melhor o funil de vendas.
Por exemplo, o cliente que faz login constantemente na plataforma de vendas recebe um tratamento e tem acesso a estratégias de marketing diferentes daquele que acessa o canal esporadicamente.
Outra coisa fundamental é usar um banco de dados robusto para combinar campanhas com períodos sazonais.
Por exemplo, para um fabricante de toldo de policarbonato para janela, vale a pena intensificar suas estratégias durante os períodos de chuva.
Uma loja de roupas infantis não deve criar campanhas no Dia dos Namorados, mas focar suas ações no Dia das Crianças e em outras épocas do ano, como Natal e Black Friday.
Vantagens da publicidade em jogos
A publicidade em jogos traz vantagens em relação a outras formas de publicidade, e uma delas é o aumento do engajamento. A maioria dos aplicativos prende os usuários por cerca de 1 minuto, mas um jogo consegue manter a pessoa por 10 minutos.
Isso significa que o indivíduo vai ficar muito mais tempo em contato com a marca. Além do mais, o conteúdo criado tem muito mais qualidade e este componente é muito importante nos meios digitais.
Um anúncio sobre automação portão basculante deixa de ser apenas um texto para se tornar parte do momento de lazer do usuário.
Também é uma forma de trabalhar o brand storytelling de maneira interativa, uma estratégia muito importante para qualquer organização.
Um bom jogo consegue criar um storytelling em que o jogador se torna um participante ativo dentro da história. O storytelling é conhecido como uma estratégia que traz muitos benefícios, mas quando aplicado na publicidade em jogos, essas vantagens aumentam.
Por fim, outra vantagem é que o usuário consegue reter melhor a mensagem por que a marca passa a ficar totalmente ligada ao que está acontecendo dentro do jogo.
Como medir o sucesso da campanha
Ainda não existe uma medida padronizada para os anúncios desse tipo, visto que existem plataformas que estão sendo desenvolvidas com essa finalidade. Por conta disso, a atualização do jogo é tida como um sinal de viabilidade.
Um anúncio de exame admissional de sangue pode ser visto como mídia real dentro de seus próprios padrões, ao invés de se basear apenas nas medições comuns.
Mas existem alguns anúncios que são mais fáceis de rastrear, como no caso da taxa de cliques ou anúncios em vídeos que podem ser rastreados até o fim.
No caso de jogadores móveis, uma pesquisa mostrou que 51% assistiriam a um anúncio para passar para o próximo nível gratuitamente.
Só que alguns negócios trabalham por conta própria para medir seus anúncios e existem organizações especialistas no assunto. A marca pode contar com uma plataforma que ajuda a medir a atenção dos usuários.
Tendências da publicidade em jogos
Alguns fabricantes de videogame planejam permitir que os desenvolvedores possam explorar outras formas de faturamento, como no caso dos anúncios que são exibidos em títulos free-to-play.
Se tudo sair como planejado, essa as possibilidades vão melhorar até mesmo a experiência dos jogadores nos games. Embora um anúncio, por exemplo, de adaptador soldável rosca interna seja comum, algumas mudanças podem acontecer.
A intenção é fazer com que os estúdios que desenvolvem jogos possam ter um faturamento melhor, só que esse assunto tem sido tratado com muita cautela porque o excesso de propaganda pode irritar os usuários.
Além do mais, algumas marcas de videogame não estão dispostas a compartilhar informações dos usuários com outras empresas. Por essa razão, a tendência é contar apenas com um pequeno grupo de anunciantes.
Isso é benéfico porque aumenta a aceitação por parte do público, e diversos fabricantes estão investindo nesse sentido. Isso porque houve um crescimento muito grande desse tipo de anúncio depois da pandemia de 2020.
Um fabricante de mini troféu personalizado poderá contar com um sistema de anúncios mais amplo, algo que antes se limitava aos dashboards dos consoles ou plataformas de streaming de vídeos.
A ideia de algumas marcas é fazer com que as propagandas sejam incorporadas de maneira quase imperceptível nos jogos, como no caso de uma placa que aparece em um estádio de futebol.
Outra possibilidade é que esses anúncios geram recompensas para o público ou promovam até mesmo itens do próprio jogo.
Algumas marcas de videogame estão desenvolvendo suas próprias plataformas de anúncios, o que mostra que essa tendência veio para ficar.
Considerações finais
Os jogos se popularizaram muito na internet, assim como os videogames já eram bastante populares, desde que os primeiros modelos surgiram.
Com o crescimento do marketing digital, um fabricante de gps portátil para carros pode começar a investir em outras maneiras de divulgar seus produtos e serviços, e uma delas é justamente anunciar em jogos.
A publicidade em jogos permite que as marcas estejam presentes no dia a dia dos consumidores e em seus momentos de lazer, tudo de maneira sutil para fixar a empresa na mente do usuário.
Independentemente de qual seja o setor de atuação de uma organização, ela pode aproveitar as facilidades e a modernidade da publicidade em jogos para divulgar seus produtos e serviços, nos momentos mais agradáveis do consumidor.
Em parceria com a agência Leomhann, esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.