Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing é um conjunto de táticas para atrair clientes voluntariamente. Isso é feito produzindo conteúdo de qualidade, otimizando seu site e criando uma estratégia em sua rede social.

Essas possibilidades serão atrativas para o público, pois para o inbound marketing (tradução de nomes técnicos), converter visitas em vendas é o foco.

No geral, o Inbound marketing traz um novo ar ao marketing digital. Nesse caso, diferentemente de uma estratégia de atração paga, em que a empresa anuncia o produto para obrigar os clientes a comprar, o Inbound usará uma estratégia de atração.

Assim, ao usá-lo, os clientes serão mais facilmente atraídos para sua empresa sem anúncios intrusivos ou desnecessários que enchem suas caixas de correio de e-mail ou interferem em suas atividades do dia-a-dia.

 

História do Inbound Marketing

O surgimento do Inbound Marketing não é novo, a estratégia de preparar o cliente para a compra de forma mais autônoma acompanha diversas empresas ao longo dos anos, com a necessidade de mudar os rumos do mercado ter sido aprimorado.

A estratégia foi desenvolvida em 2006 pela empresa americana HubSpot, que desenvolve softwares de automação de marketing, facilitando o uso e entendimento do mercado.

Seu surgimento se deve a mudanças no comportamento do cliente ao fazer compras online. Isso porque a grande maioria das pessoas estava cansada de ser atacada por anúncios diariamente, tanto por sites quanto por e-mails.

Assim, a Inbound disponibilizou as informações necessárias que permitiram aos clientes tomar livremente a decisão de compra, criando uma relação de confiança e segurança com as empresas.

Vale ressaltar que nesse processo de retenção de clientes, algumas empresas utilizam métodos que no mundo virtual param de funcionar ou até mesmo “forçam” o ato da compra, ação que chamamos de Outbound Marketing.

 

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Você deve estar cansado de receber e-mails diariamente falando sobre produtos e descontos, certo? Ou até mesmo mensagens no celular com informações sobre novos produtos disponíveis para compra. Esse método se chama Outbound Marketing, ele chega até você e apresenta o produto.

O Inbound Marketing é mais aberto, você vai gerar informações para seu público entrar em contato com você. Ao usar o conteúdo conforme descrito acima, seu público pesquisa seus produtos com base em suas necessidades.

No Outbound Marketing, por exemplo, mídia paga, e-mail e suporte de mídia social são os mais utilizados. Além de métodos mais tradicionais como links que oferecem produtos como cartões, descontos, ofertas e muito mais.

Por outro lado, o Inbound Marketing utilizará bons conteúdos explicativos, como vídeos e textos. Além de postagens interativas nas redes sociais que vão motivar as pessoas a comprar, incentivando-as a buscar o seu negócio.

Portanto, são estratégias diferentes com um objetivo em comum: vender.

Vale ressaltar que a forma de divulgação do nosso negócio deve ser pautada no atendimento adequado e de qualidade, sem interferir no espaço do cliente.

 

Como essa estratégia pode atrair mais clientes para o meu negócio?

Agora que você sabe o que está por trás do Inbound Marketing, precisa entender suas estratégias de divulgação e como elas podem alavancar suas vendas.

Cada vez mais empresas têm investido em Inbound Marketing devido à facilidade de criação de conteúdo. Além, é claro, de um baixo custo de investimento e um aumento significativo nas vendas.

Além disso, o Inbound Marketing usa esses e-mails e informações coletadas de clientes interessados ​​em seus produtos como um importante guia de compras. Porque os dados são coletados de prêmios de clientes para criar uma maior imersão nas vendas.

Acompanhe, a seguir, o que é cada uma delas e como aplicar em seu negócio a partir do Inbound Marketing!

 

Conversão

A conversão é a ação em que o pesquisador se torna um potencial cliente do seu negócio. A partir do momento em que essa pessoa visita seu material, você deve usar suas habilidades recebidas para atraí-la.

Por isso, é importante converter o visitante em lead – ou seja, alguém interessado em seus produtos – para fidelizar e viabilizar a compra. Mais adiante, verbalizamos sobre a importância da liderança para as empresas que implementam essa estratégia.

Para converter, é preciso produzir conteúdo de qualidade e utilizar os contatos obtidos por meio de um cadastro rápido em troca de material, como e-books e vídeos exclusivos.

Afinal, você só notará um aumento nas vendas após a prática de converter o usuário em cliente.

Mas por que o benefício é tão importante nesse processo de conversão? Descubra abaixo!

 

Lead

A partir do momento em que o usuário deixa o contato coletado através dos formulários e trocas que pretende oferecer em seu site ou site, como já apresentamos anteriormente, eles se tornam leads.

Nem sempre o utilizador estará no momento decisivo da compra, pelo que será importante que produza o conteúdo e o envie ao potencial cliente através do contato disponibilizado.

Em outras palavras, um lead é um contato cadastrado de seus clientes, geralmente um e-mail, para que você possa usá-lo para interessar ainda mais seu público com conteúdos interessantes sobre seus produtos enviando e-mails de marketing.

Dessa forma, você precisará de leads para analisar o alcance de suas postagens. A pontuação de leads – um método de avaliação do envolvimento do cliente nesta fase – facilitará a compreensão de quem é seu público.

 

Oferta

Vender é o objetivo de todo empreendedor, e você já sabe disso. No entanto, é necessário criar conteúdo para apoiar cada vez mais o lead e despertar o interesse pela sua empresa.

Ao utilizar técnicas de inbound marketing, utilizar a forma correta de enviar e-mails e facilitar o contato com o cliente, você terá o retorno necessário para realizar uma venda.

A partir dessa análise aprofundada de leads, você aprenderá qual conteúdo segmentar para torná-los interessados ​​em comprar. Por isso, uma das opções mais seguras é enviar e-mails incentivando o usuário a se aproximar do que você está produzindo.

Além do e-mail, usar a forma correta de enviar informações via WhatsApp ou redes sociais para seu público abrirá caminho para uma compra.

Vale ressaltar que vender é importante, mas precisamos reconquistar o cliente com mais frequência, esse é o processo de fidelização.

Além disso, pensar em promoções e descontos exclusivos são algumas oportunidades para quem busca atrair novamente os clientes.

Portanto, use técnicas de entrada mesmo depois que o cliente fizer uma compra. Envie novos conteúdos, entregue atualizações de marca, descontos e preços imperdíveis para apresentar sua exclusividade aos seus consumidores.

Agora que você já sabe a importância do Inbound Marketing para vender mais, vamos conhecer os passos que juntos podem trazer ainda mais resultados para o seu sucesso!

 

5 passos do Inbound marketing

Para utilizar o Inbound Marketing, é necessário entender suas etapas e como elas se relacionam.

Para alcançar o sucesso desejado desde o treinamento do cliente até a venda, você precisa saber: atrair, converter, amarrar, vender e analisar.

Conheça cada um deles e aplique-os no seu negócio de forma prática e objetiva!

  1. Atrair

Este é o primeiro passo no Inbound marketing! Nele, você trabalhará para atrair, como o nome sugere, usuários que se tornarão leads.

Diferentemente do Outbound marketing, no Inbound marketing você precisa construir um conteúdo que chame a atenção dos usuários para o seu negócio.

Não deixe de apostar em um blog bem construído com postagens de alta qualidade. Você também pode usar as redes sociais onde é mais fácil compartilhar informações e, além disso, pode aumentar o número de suas publicações.

  1. Conversão

Como mencionado anteriormente, nesta fase você transformará seus usuários em bons clientes. Ao aproveitar a troca entre você e eles, aproveite para coletar informações como dados para que você possa enviar seus materiais e incentivá-los a comprar.

É aqui que os leads serão criados e, em troca de dados, você fornecerá materiais interessantes. É o processo de transição de um usuário regular para um cliente em potencial.

  1. Relacionamento

É nessa fase que você identificará, com base nos leads, em qual caminho o usuário está. Reconhecer o verdadeiro interesse do seu público tornará suas vendas ainda mais específicas.

Seu público pode estar em diferentes estágios, desde o interesse de compra até apenas a busca de informações. Seu objetivo é usar a etapa “link” para acelerar o interesse em seus produtos.

  1. Vender

Vender é o seu principal objetivo. Com base nos processos descritos, conhecer o papel dos leads nessa jornada facilitará o ato de vender. Portanto, como mencionado anteriormente, o uso do Lead Scoring pode facilitar essa etapa.

O Lead Scoring é um método de compreensão do cliente, graças ao qual você observará o perfil e o interesse das pessoas que têm acesso ao seu conteúdo. Isso torna a compreensão de quem seu público é tão importante.

  1. Análise

Após realizar uma venda, é imprescindível observar os resultados do seu negócio no mundo virtual. Use ferramentas on-line como o Google Analytics para ver como sua empresa está engajando.

Observar e estar ciente de como seu negócio está se comportando diante do acesso facilitará melhorias e também permitirá que você utilize essas informações no momento inicial de captação de usuários.

Mas agora você precisa aplicar essas ferramentas de inbound marketing ao seu negócio. Descubra as oportunidades que a internet oferece para vender mais.

 

Recursos de planejamento

Para intensificar o uso do Inbound Marketing, é preciso ter aliados que vão fortalecer o seu negócio na Internet.

Siga os recursos do seu parceiro de negócios abaixo!

 

Blog e site

Ter um blog ou site pode fazer uma enorme diferença para o seu negócio. A combinação de suas páginas com boas técnicas de SEO tornará mais fácil para os usuários encontrarem sua empresa na Internet.

Forneça conteúdo de alta qualidade que facilite a navegação. Essas estratégias são importantes para aumentar suas vendas.

 

Presença digital

Ter uma presença digital para o seu negócio pode ser necessário, mas antes de criar perfis em qualquer plataforma de informação e redes sociais, procure analisar quais clientes podem estar.

Além disso, a produção frequente de conteúdo intensificará o alcance da sua marca.

 

Materiais ricos

Fornecer aos usuários materiais mais completos, como vídeos explicativos, e-books, infográficos e muito mais, ajudará você a se aproximar de seus clientes. Em geral, esses materiais estão disponíveis para download gratuito aos usuários, bastando para isso solicitar e-mails e outras informações.

Graças a esses ricos materiais, você encontrará clientes mais exigentes, o que acelerará suas vendas.

 

Ferramentas analíticas

É importante e necessário analisar como seu conteúdo na internet está se desenvolvendo. Graças a essa possibilidade, você pode ver como seu conteúdo é percebido pelo público e, se necessário, criar novas estratégias.

Agora que você já tem o conhecimento sobre como usar o Inbound Marketing e todas as oportunidades para aumentar as vendas com esse método, aproveite para começar a criar estratégias para atingir esse público.

 

Seu sucesso é agora!

O conhecimento do Inbound Marketing e sua aplicação adequada irão intensificar suas vendas, melhorar a qualidade de seus materiais, atrair bons clientes e, o mais importante, manter seu público.

Foque na construção de uma presença digital que fará com que seus clientes se interessem cada vez mais pelo seu negócio, então invista em sua loja virtual com Agência Leomhann para realizar seus sonhos!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

MAIS NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp