A influência do comportamento do consumidor em “A liga da justiça” de Snyder Cut
Um exemplo atual de que as marcas precisam dar ouvidos a seus consumidores é o filme da “Liga da Justiça” lançado em 2017 e visto como o fracasso da DC. O filme arrecadou milhões ao redor do mundo, mas os fãs permaneceram insatisfeitos e cientes de que aquela não era a versão criada por Zack Snyder (cineasta responsável por dar vida a franquia).
Para compreendermos um pouco melhor, precisamos entender como o comportamento do consumidor atua e se comporta no mercado atual e principalmente, porque é tão importante ouvi-lo para estratégias mais efetivas:
O que é comportamento do consumidor?
De acordo com Philip Kotler, conhecido como o Guru do marketing, o professor americano e escritor defende em seu livro “Administração de Marketing”, o conceito como a área que “estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos”.
Isso mostra a importância do estudo de comportamental do consumidor, que nos dias atuais tem se tornado a chave para otimizar ou criar produtos e serviços, com ações mais efetivas de marketing e vendas.
Analisar e compreender esse comportamento é fundamental para o direcionamento de qualquer planejamento de marketing. Isso quer dizer que, ao conhecer as necessidades, desejos e dificuldades do seu consumidor, você consegue dimensionar seus esforços e adequá-los às demandas do seu cliente.
Liga da Justiça x Consumidor
A ideia de que existia um corte do diretor, fez com o público movimentasse as redes sociais com a hashtag #ReleaseTheSnyderCut (“lance o corte de Snyder”), o que Snyder não imaginava é que a Warner sendo uma empresa grande como é, consideraria a ideia por conta do barulho nas redes sociais.
Após o movimento, o filme foi lançado oficialmente no HBO Max e em outras plataformas digitais trazendo cenas adicionais ou que ficaram de fora durante a pós-produção original do filme.
Snyder ainda se pronunciou dizendo: “Isso mostra que o consumidor não está errado. Dizer ‘eles não aguentam nada com mais de duas horas, vão enlouquecer’ é subestimar o público.”
A “Liga da Justiça de Zack Snyder” é hoje considerada a maior e mais cara fan service (expressão usada para cenas pensadas em agradar os fãs) já feita.
Como criar uma campanha de marketing que influencie os consumidores
O comportamento do consumidor se tornou um aspecto fundamental do marketing. O motivo? Todas as novas tecnologias e a velocidade com que as informações são compartilhadas em tempo real geraram uma mudança nos consumidores.
Hoje as grandes marcas precisam entender que o conhecimento do consumidor, aliado às decisões tomadas por ele, origina um fluxo de opiniões e vendas centrado no cliente, o que é capaz de gerar experiências de consumo muito mais completas e satisfatórias.
Por isso é importante analisar alguns pontos no momento de criar um planejamento de marketing, como:
- Compreensão de como o consumidor se sente, raciocina e seleciona produtos para seu uso;
- Como os consumidores são influenciados pelo seu ambiente, cultura e mídias;
- Comportamento do consumidor ao realizar uma compra;
- Importância do produto para o consumidor ou ranking.
E você, entende como o seu consumidor se comporta? Para saber do que seu planejamento de marketing precisa, acesse nossos serviços e descubra como atender as expectativas do seu cliente.