Agência de Publicidade em Jundiaí

O comportamento do consumidor mudou

A influência do comportamento do consumidor em “A liga da justiça” de Snyder Cut

Um exemplo atual de que as marcas precisam dar ouvidos a seus consumidores é o filme da “Liga da Justiça” lançado em 2017 e visto como o fracasso da DC. O filme arrecadou milhões ao redor do mundo, mas os fãs permaneceram insatisfeitos e cientes de que aquela não era a versão criada por Zack Snyder (cineasta responsável por dar vida a franquia).

Para compreendermos um pouco melhor, precisamos entender como o comportamento do consumidor atua e se comporta no mercado atual e principalmente, porque é tão importante ouvi-lo para estratégias mais efetivas:

O que é comportamento do consumidor?

De acordo com Philip Kotler, conhecido como o Guru do marketing, o professor americano e escritor defende em seu livro “Administração de Marketing”, o conceito como a área que “estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos”.

Isso mostra a importância do estudo de comportamental do consumidor, que nos dias atuais tem se tornado a chave para otimizar ou criar produtos e serviços, com ações mais efetivas de marketing e vendas.

Analisar e compreender esse comportamento é fundamental para o direcionamento de qualquer planejamento de marketing. Isso quer dizer que, ao conhecer as necessidades, desejos e dificuldades do seu consumidor, você consegue dimensionar seus esforços e adequá-los às demandas do seu cliente.

Liga da Justiça x Consumidor

A ideia de que existia um corte do diretor, fez com o público movimentasse as redes sociais com a hashtag #ReleaseTheSnyderCut (“lance o corte de Snyder”), o que Snyder não imaginava é que a Warner sendo uma empresa grande como é, consideraria a ideia por conta do barulho nas redes sociais.

Após o movimento, o filme foi lançado oficialmente no HBO Max e em outras plataformas digitais trazendo cenas adicionais ou que ficaram de fora durante a pós-produção original do filme.

Snyder ainda se pronunciou dizendo: “Isso mostra que o consumidor não está errado. Dizer ‘eles não aguentam nada com mais de duas horas, vão enlouquecer’ é subestimar o público.”

A “Liga da Justiça de Zack Snyder” é hoje considerada a maior e mais cara fan service (expressão usada para cenas pensadas em agradar os fãs) já feita.

Como criar uma campanha de marketing que influencie os consumidores

O comportamento do consumidor se tornou um aspecto fundamental do marketing. O motivo? Todas as novas tecnologias e a velocidade com que as informações são compartilhadas em tempo real geraram uma mudança nos consumidores.

Hoje as grandes marcas precisam entender que o conhecimento do consumidor, aliado às decisões tomadas por ele, origina um fluxo de opiniões e vendas centrado no cliente, o que é capaz de gerar experiências de consumo muito mais completas e satisfatórias. 

Por isso é importante analisar alguns pontos no momento de criar um planejamento de marketing, como:

  1. Compreensão de como o consumidor se sente, raciocina e seleciona produtos para seu uso;
  2. Como os consumidores são influenciados pelo seu ambiente, cultura e mídias;
  3. Comportamento do consumidor ao realizar uma compra;
  4. Importância do produto para o consumidor ou ranking.

E você, entende como o seu consumidor se comporta? Para saber do que seu planejamento de marketing precisa, acesse nossos serviços e descubra como atender as expectativas do seu cliente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

MAIS NOTÍCIAS

Marketing Digital
Como investir em marketing Digital em 2022
desenvolver um Site
Como desenvolver um Site Campeão em 2022
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp