Marketing de Influência em Podcasts: Como aproveitar a popularidade do formato

Para fazer Marketing de Influência, as empresas podem adotar diferentes formatos de conteúdos, e uma das opções que mais cresceram nos últimos anos são os podcasts.

Eles estão cada vez mais populares e existem opções sobre os mais variados assuntos nas plataformas usadas por pessoas do mundo todo. Para se ter uma ideia, mais da metade da população mundial já ouviu pelo menos uma vez esse tipo de conteúdo.

Mas esta não é a forma mais adequada de compreender a força desta ferramenta para as organizações. O maior diferencial que oferece é a lealdade, desde que seja bem trabalhado em uma estratégia de marketing digital.

Muitos especialistas em marketing acreditam que esse formato é crucial para aproximar ainda mais os conteúdos dos usuários e alcançar um público cada vez maior.

É algo que fica ainda mais evidente com a popularidade da internet das coisas e dos alto-falantes inteligentes. Mas muitos empreendedores ainda não se convenceram sobre as vantagens de investir em um podcast.

Para entender um pouco mais sobre a estratégia, é interessante saber seu conceito, os benefícios do marketing de influência com os podcast, os benefícios desse formato para as marcas e maneiras de crescer o negócio com ele.

 

O que é podcast?

Podcast é como se fosse uma rádio que transmite programas de áudio gravados e publicados em sites e plataformas de streaming, disponíveis para download em dispositivos como celulares e computadores.

São conteúdos que podem ser consumidos pelos usuários quando eles quiserem e que conquistaram muitas pessoas. Por conta disso, é uma das estratégias mais importantes para as empresas.

Um fabricante de cortina de vidro de correr pode criar conteúdos em áudio de vários assuntos e os usuários podem ser alertados quando um novo episódio estiver disponível.

Por conta disso, não é necessário implementar uma nova campanha de marketing digital para promover os conteúdos.

Marketing de Influência

O marketing de influência com o podcasts

Sabendo que o podcast é uma série de arquivos de áudio carregados na internet para que as pessoas possam ouvir e baixar, costumam ser gravados em estúdios ou transmitidos ao vivo.

Ele pode abordar diferentes assuntos e justamente por isso é muito útil para que as organizações melhorem suas estratégias de marketing digital como um todo.

No que diz respeito ao marketing de nicho, esse formato tem como vantagem a possibilidade de se dirigir a um público de nicho, direcionando pessoas com os mesmos interesses para que possam se relacionar.

A marca pode falar sobre assuntos que não estão disponíveis no site ou em seus canais de mídia digital. Outra vantagem é que é uma excelente maneira de estabelecer uma experiência com o cliente.

Uma academia pode criar um conteúdo sobre treino de crossfit para iniciantes e se conectar com pessoas em um nível mais emocional.

Isso é interessante porque várias pesquisas mostram que os indivíduos retêm mais informações quando escutam alguma coisa ao invés de ler sobre o assunto. Além disso, a organização consegue se posicionar como especialista em seu mercado.

Por fim, é um excelente recurso para aumentar o tráfego e o envolvimento no site da marca, visto que quando as pessoas ouvem o podcast, costumam visitar o site para saber mais sobre o assunto.

Se a organização publicar um material interessante, ele será capaz de aumentar o tráfego e o envolvimento dos usuários com o site e outros canais de mídia social. Por lá, as pessoas podem acessar links para obter mais informações.

 

Benefícios para o marketing da empresa

O podcast é um excelente conteúdo para se conectar com os ouvintes e compartilhar valores, opiniões, conhecimentos e curiosidades. Por essa razão, traz inúmeros benefícios, como:

  • Aproxima a marca dos clientes;
  • Constrói identidade;
  • Ajuda a inovar;
  • Gera conhecimento.

Um dos maiores benefícios desse recurso é que ele é capaz de construir um canal de comunicação entre a empresa e os consumidores, abrindo a possibilidade para que várias pessoas possam conhecer os valores da marca de maneira inteligente.

Uma loja de material de construção pode criar um conteúdo exclusivo sobre reforma de fachada residencial, mas ela também pode falar sobre sua missão e participar de maneira ativa no dia a dia das pessoas.

Saber se comunicar é essencial nos dias de hoje e construir uma ponte entre o negócio e os ouvintes traz muitos benefícios e faz com que a organização seja conhecida por uma quantidade maior de pessoas.

Outro diferencial para as organizações é que essa estratégia ajuda a construir a identidade da marca e faz com que o cliente se familiarize com seus valores e missão

Trata-se de uma ótima ferramenta para apresentar a organização ao público, mostrando suas ações e sua identidade como um todo. Tudo isso é fundamental para gerar credibilidade e conquistar clientes fiéis.

Uma oficina especializada em revitalização de pintura de carro tem como desafio compreender as demandas atuais e se adequar a todas elas, ao mesmo tempo em que utiliza as ferramentas disponíveis.

O podcast é uma excelente ferramenta e expande a capacidade de comunicação do negócio, independentemente do tipo de público que ele deseja impactar.

Supondo que o público-alvo seja formado por consumidores mais jovens, a organização precisa produzir materiais para essas pessoas, e dentro de um formato que elas vão gostar de consumir.

Esses materiais costumam ser descontraídos, mas também são ótimos para gerar conhecimento sobre vários assuntos, e isso faz com que se tornem muito populares.

Isso mostra que investir em podcast faz a marca gerar conhecimento para o público, algo que agrada muito o consumidor moderno e traz resultados que influenciam positivamente nas vendas e nos lucros.

 

Como fazer o negócio crescer

Uma clínica que oferece diferentes tipos de tratamentos pode usar o podcast para fazer o negócio crescer, e algumas dicas para isso são:

Posicionar-se como especialista

As pessoas consomem conteúdos, produtos e serviços de marcas nas quais confiam, e um podcast é ótimo para elevar o nível de confiança quando a companhia demonstra que é uma especialista em sua área.

Não é necessário saber tudo sobre um assunto ou falar sobre coisas diretamente relacionadas à empresa, visto que o mais importante é desenvolver materiais engajantes e que sejam capazes de entreter as pessoas.

Melhorar o conteúdo

As pessoas encontram as empresas quando fazem pesquisas usando palavras-chave e descrições nas plataformas de streaming, algo que se mostra como um grande desafio para o podcast no marketing digital.

Mas também é uma excelente oportunidade para alcançar novos ouvintes, começando por meio de uma boa descrição do conteúdo nos canais por onde ele é transmitido.

Para fazer uma boa descrição, uma loja de produto natural precisa definir para quem é o podcast, como ele pode agregar valor para os ouvintes, quem é a empresa e o que as pessoas podem esperar.

Marketing de Influência

Usar um blog

É interessante incluir um blog na estratégia porque essa plataforma ajuda a recapitular e expandir o que foi trabalhado nos episódios, consequentemente, e também vai atrair mais visitantes para o site.

Quanto mais os potenciais clientes entram em contato com o produto, maior será a chance de comprar alguma coisa. A companhia pode publicar um post no blog a cada novo episódio de podcast e incluir uma transcrição para quem prefere material escrito.

Desenvolvedor de software de relógio de ponto também pode usar diversos outros recursos para divulgar um podcast com o blog, como treinar aos ouvintes para entrar nele e conhecer mais sobre as soluções oferecidas.

Entrevistar convidados

A organização também pode convidar algumas pessoas para engajar ainda mais a audiência e trazer mais legitimidade para a conversa. Isso acaba aumentando a credibilidade da marca, algo fundamental para conquistar consumidores.

A maioria dos convidados também compartilham os episódios dos quais participaram nas redes sociais, algo que aumenta ainda mais o alcance, e a única responsabilidade da empresa é produzir aquilo que o ouvinte queira compartilhar.

Estar nas redes sociais

Um pet shop de banho e tosa próximo a mim pode contar com o podcast para crescer o número de seguidores nas redes sociais.

Para alcançar esse resultado, é interessante mencionar a conta nas plataformas e do podcast nas redes sociais, fixar episódios novos no topo da página de sites como Twitter e Facebook e criar expectativas sobre os próximos episódios.

Os conteúdos podem ser compartilhados para trabalhar aqueles que tiveram bons resultados e mais engajamento, além de usar recursos como os stories para aumentar ainda mais a interatividade.

 

Considerações finais

O podcast é um excelente recurso porque consegue prender a atenção dos usuários e transmitir informações importantes para o público-alvo da marca.

É um dos formatos preferidos porque as pessoas podem consumir os materiais enquanto realizam outras atividades no dia a dia, assim, a marca estará presente no cotidiano dos consumidores de maneira mais natural.

Em parceria com a agência Leomhann, esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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