SEO

A importância do SEO para o Youtube

Imagine uma situação em que você passa horas gravando vídeos para o canal do YouTube da sua empresa, gastando muito dinheiro com roteiristas e editores de vídeo. Você sabe que o resultado ficará ótimo e seus espectadores do YouTube vão adorar.

Quando tudo ficou finalizado você postou no seu canal e esperou. Nada aconteceu! o que aconteceu? Por que as pessoas não conseguem encontrar seus vídeos? A resposta é simples: você pulou o SEO do YouTube.

Para ajudá-lo a navegar neste tópico, saiba tudo sobre ele e saiba como otimizar seus vídeos.

Venha conosco!

 

O que é SEO para YouTube?

SEO vem da sigla Search Engine Optimization (Otimização para mecanismo de buscas )

E para o Youtube são técnicas aplicadas nos vídeos para que o algoritmo do Youtube consiga ranquear seu vídeo e assim fazendo com que apareça para mais usuários que pesquisar pela determinada palavra-chave.

 

CONFIRA A SEGUIR AS TÉCNICAS DE SEO PARA O YOUTUBE

Agora que você já sabe o que é SEO para Youtube, separamos algumas técnicas para você implementar em seu canal e conquistar cada vez mais novas visualizações. Confira abaixo:

 

1. Pesquise as melhores palavras-chave

Assim como otimizar páginas da web para o Google, otimizar vídeos para resultados de pesquisa do YouTube começa com a pesquisa de palavras-chave.

A primeira etapa da pesquisa de palavras-chave começa com o próprio YouTube. Há uma mina de ouro de dados na barra de pesquisa, pois as sugestões automáticas refletem as consultas reais do usuário.

Comece a digitar uma palavra ou frase relacionada ao seu nicho e você verá uma lista de palavras-chave em alta. Neste início, é necessário saber o que as pessoas estão procurando ativamente neste tópico.

O YouTube não é o único lugar onde as pessoas encontram vídeos, eles também aparecem nos resultados de pesquisa do Google.

 

2. Entenda os fatores de classificação de SEO do YouTube

A primeira coisa a entender sobre otimização de vídeo é que o YouTube possui dois algoritmos. Existe o algoritmo de recomendação, que classifica o conteúdo da página inicial do YouTube e as seções de vídeo sugeridas. Ele também possui algoritmos de pesquisa que classificam o conteúdo nos resultados de pesquisa do YouTube.

Todas as informações nesta seção e neste artigo pertencem ao algoritmo de pesquisa do YouTube. Para obter mais informações sobre como o YouTube recomenda vídeos aos usuários, consulte o Guia do Search Engine Journal para o algoritmo de recomendação do YouTube.

 

Fatores de classificação de pesquisa do YouTube

Relevância: inclui fatores como título, hashtags, descrição e o próprio conteúdo do vídeo.

Engajamento: inclui fatores como curtidas, inscrições, comentários, ativação de notificações e tempo de exibição.

Qualidade: inclui sinais que podem ajudar a determinar quais canais demonstram conhecimento, autoridade e credibilidade em um determinado tópico.

Personalização: o YouTube tenta encontrar os resultados mais relevantes para cada usuário, levando em consideração o histórico de pesquisa e visualização do usuário.

Os algoritmos do YouTube priorizam o conteúdo de instituições confiáveis para conteúdo relacionado a notícias, política e informações médicas ou científicas.

Para determinar quais vídeos são os mais satisfatórios, o YouTube considera como os usuários interagem com os vídeos quando eles aparecem nos resultados de pesquisa. Basicamente, as seguintes questões orientam as ações do próprio Youtube:

  • Eles assistiram até o fim?
  • Eles gostam de vídeo?
  • Eles comentaram?
  • Eles estão inscritos no canal?
  • Eles ativaram as notificações?

 

3- Otimize seu vídeo

Há uma razão pela qual o YouTube permite que os usuários insiram títulos, descrições e tags manualmente, bem como selecionem a miniatura de vídeo ideal e adicionem novos vídeos às listas de reprodução. O objetivo é tornar mais fácil para o seu público encontrar você.

Todas essas opções devem ser usadas ao enviar um vídeo pela primeira vez, exceto talvez adicioná-lo a uma lista de reprodução.

 

4- Crie bons títulos

Use palavras-chave para se concentrar na intenção do usuário e como essas palavras-chave correspondem ao que o conteúdo do vídeo realmente fornece ao usuário.

Não se preocupe em adicionar o nome da sua marca (geralmente já o nome do canal) ao seu título. Concentre-se nos elementos importantes. Aproveite todos os recursos básicos de publicação do YouTube com pesquisa de palavras-chave, onde você pode alavancar palavras-chave e relevância.

Você tem cerca de 65 a 70 caracteres (incluindo espaços) para conteúdo importante, portanto, certifique-se de usar esse espaço precioso.

Quando seu vídeo aparece em uma página, em uma pesquisa ou compartilhado nas redes sociais, o título é uma das primeiras coisas que os usuários veem. faça valer a pena.

 

 5- Crie ótimas descrições

Assim como seu título, sua descrição contém palavras-chave, reflete sobre o assunto do vídeo e é uma das primeiras coisas que os usuários veem.

Lembre-se de que você está criando uma descrição de vídeo, não um anúncio ou promoção.

A descrição de qualidade é mais detalhada que o título, mas não deve ser muito longa. Sua descrição deve inspirar os usuários a assistir ao vídeo, pois as informações fornecidas levarão as pessoas a acreditar que o vídeo é o que estão procurando.

A descrição também deve conter pelo menos um link, geralmente para o site da sua empresa e, possivelmente, para uma página específica de conteúdo de vídeo.

 

 6- Use hashtags

As tags são relativamente novas no YouTube e úteis para categorizar conteúdo. Use apenas palavras-chave que sejam realmente relevantes para seu vídeo. Não adicione tags irrelevantes na esperança de mais visibilidade (você não vai).

As hashtags ajudam os usuários e o Google (e outros mecanismos de pesquisa) a entender melhor o conteúdo do seu vídeo.

 

 7- Crie um thumbnail chamativo

Isso é muito simples. Escolha imagens atraentes.

Não escolha algo como um slide de título ou qualquer coisa que esteja escrita; escolha uma imagem estática que seja de interesse dos usuários e possa gerar muitos cliques. Novamente, não faça nada complicado para enganar os usuários.

 

 8- Faça uma lista de reprodução

Crie listas de reprodução para obter mais alcance e visibilidade em seus vídeos. No entanto, adicionar um vídeo a uma lista de reprodução imediatamente é um pouco estressante.

 

9- Considere a tradução, se necessário

O YouTube permite que os criadores de conteúdo traduzam vídeos para outros idiomas. Isso é útil ao publicar conteúdo global voltado para um público internacional ou segmentar grupos específicos de pessoas que falam outros idiomas além do inglês.

 

10- Postar comentários

Embora poder desativar todos os comentários em um vídeo possa parecer um presente dos deuses da internet, isso pode prejudicar seriamente a popularidade do seu vídeo.

Os comentários são um dos sinais que o YouTube usa para determinar a relevância, qualidade e oportunidade de um vídeo. Certifique-se de permitir comentários selecionando uma opção no menu suspenso.

 

11- Permitir Direitos de Distribuição

Permitir que seu vídeo seja incorporado pode aumentar as taxas de compartilhamento e incorporação, pois oferece aos usuários a melhor experiência no site. Publicar vídeos em feeds e notificar assinantes também é uma prática recomendada padrão para ajudar a encontrar e assistir a vídeos.

 

12- Não use restrições de idade

Os vídeos não devem ter restrição de idade, a menos que seja explicitamente exigido pelo conteúdo.

Definições claras podem variar de pessoa para pessoa, mas “imagens violentas e perturbadoras, nudez, conteúdo sexualmente sugestivo e representações de atividades perigosas ou ilegais” podem justificar um limite de idade, disse o YouTube.

 

13 – Crie categorias

Existem 15 categorias diferentes para escolher, que ajudam o YouTube a recomendar vídeos com base em critérios de conteúdo e no comportamento de outros usuários.

A maioria dos vídeos deve ter uma categoria que corresponda literalmente, mas se por algum motivo um vídeo não puder ser facilmente categorizado, recomendamos usar o rótulo padrão “Entretenimento”.

 

14- Transcreva seu conteúdo

Isso geralmente é ignorado porque é uma tarefa tediosa e trabalhosa, mas ajuda o YouTube e os mecanismos de pesquisa a entender melhor o vídeo e seu conteúdo do que qualquer outra coisa. É como raspar um site; você não pode rastrear vídeos como você pode enviar texto.

 

15- Distribua seu conteúdo

O conteúdo deve ser compartilhado em todos os canais sociais e comunidades e fóruns relevantes para aumentar o alcance.

Também vale a pena colocar um anúncio por trás do conteúdo do vídeo, pois quanto mais olhos assistirem, melhores serão seus resultados

 

Por que o SEO do YouTube?

Investir em SEO para Youtube fará com que seus vídeos gerem tráfego e atraiam mais pessoas. Por exemplo, pense nisso: se você otimizar seus vídeos para palavras-chave que não têm resultados de vídeo no Google, você obterá resultados de pesquisa apenas no YouTube.

Portanto, ao usar estratégias de SEO para expandir seu canal do YouTube, você pode ajudar mais usuários a encontrar seus vídeos organicamente. Dessa forma, todo o seu trabalho duro para fazer um bom vídeo valerá a pena.

 

Quais são os benefícios do SEO para o YouTube?

Ao investir em sua estratégia de SEO do YouTube, além de aumentar o reconhecimento e o reconhecimento da marca, a estratégia pode desempenhar um papel mais direto em seus esforços de marketing. Confira abaixo alguns dos benefícios:

 

Ajuda a aumentar o tráfego

Primeiro, você pode direcionar tráfego para seu canal do YouTube com anúncios pagos do YouTube. Os vídeos desenvolvidos não devem ser muito longos e devem ser envolventes nos primeiros segundos.

Isso é especialmente verdadeiro para anúncios intermediários, que os usuários geralmente podem optar por pular após alguns segundos. Os vídeos também devem ser orientados para a plataforma.

Lembre-se, as pessoas geralmente não compram coisas no YouTube, elas querem aprender ou se divertir. A mesma lógica se aplica à publicidade. Anúncios educacionais relacionados a palavras-chave e empresas, bem como anúncios que refletem relacionamentos por meio de recomendações, tendem a ser bem-sucedidos.

 

Afeta as classificações de pesquisa

Por fim, o SEO do YouTube tem o potencial de afetar seus rankings de pesquisa se você fizer isso corretamente.

Isso porque o Google é dono do YouTube e geralmente mostra vídeos em resultados de pesquisa relevantes.

Os vídeos mais bem classificados e o SEO do YouTube bem executado podem ajudar a aumentar a exposição. Investir em conteúdo popular que inspire muitas pessoas a clicar no site da sua empresa também pode ajudar indiretamente a aumentar as classificações do seu próprio site.

Você também pode incluir um link na seção de comentários do seu vídeo, então use essa oportunidade para facilitar o acesso dos espectadores interessados ao seu site.

Bom, nosso conteúdo acaba por aqui se gostou compartilhe o nosso artigo para pessoas

Você está pensando em criar um ou já tem um canal no Youtube e quer melhorar as posições dos seus vídeos? Entre em contato com a Leomhann que ajudaremos os seus vídeos a chegar para mais pessoas.

 

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