Guia completo do Google Ads: tudo o que você precisa saber!

96% dos brasileiros procuram empresas no Google antes de ligar ou visitar.

35% das buscas por produtos começam no Google.

30% dos consumidores que buscam por um negócio local pelo celular.

Google Adwords, conhecido atualmente como Google Ads, é a plataforma de anúncios dentro do Google.

Aposto que ao realizar uma pesquisa no Google, você notou alguns links destacados na primeira posição. Imagino também que ao acessar sites e blogs, você já se deparou com alguns banners fazendo uma propaganda.

Ou até mesmo no Youtube, quantas vezes já foi interrompido com anúncios nos primeiros 30 segundos, antes de iniciar e durante o vídeo.

Isso só acontece por conta do investimento de tráfego pago nas campanhas dentro do Google. Quer entender mais sobre esse assunto? Continue conosco e veja os tópicos abordados no artigo:

  • Tráfego orgânico e Tráfego pago.
  • O que é o Google Ads?
  • Formas de anunciar no Google Ads.
  • Como funciona o Google Ads?
  • As principais vantagens para anunciar no Google Ads.
  • Bônus: Tamanhos e Formatos para Rede de Display.

Boa leitura!

Tráfego orgânico X Tráfego pago

Há várias estratégias de Marketing Digital para que sua marca seja encontrada no topo do Google.

Uma delas é o uso de SEO (Search Engine Optimization) para alavancar o ranqueamento do site através do tráfego orgânico.

Ou seja, através de visitas dos usuários ao seu site de forma natural e espontânea. Mas como esse tráfego acontece?

Aplicando as técnicas para otimizar o seu site e produzindo constantemente conteúdos, é possível obter resultados a longo prazo.

Diferentemente do que acontece nos anúncios do Google Ads, onde as marcas pagam para se destacarem na internet e alcançarem um público segmentado, de uma forma rápida.

O que é o Google Ads?

De forma simples e direta, o Google Ads é uma ferramenta on-line de marketing, na qual as empresas buscam promover seus produtos e serviços em forma de anúncios, seja nos resultados de pesquisa do Google, em aplicativos ou em outras plataformas possíveis de anunciar que veremos adiante.

Essa ferramenta também permite que as empresas criem os anúncios personalizados, definindo metas, orçamentos, segmentações, área geográfica entre outros.

Por isso, contratar uma agência para executar esse serviço é muito importante para garantir uma campanha assertiva com os resultados atingidos.

Formas de anunciar no Google Ads

Agora que já entendemos que o Google Ads é uma ótima estratégia de marketing, vamos conhecer as diferentes formas de exibir seu anúncio, de acordo com o objetivo e modelo de negócio da campanha. São elas:

Rede de Pesquisa

A principal campanha de anúncios e a mais comum, é a rede de pesquisa. Ela é no formato de texto e tem como objetivo alcançar as pessoas através da pesquisa no Google.

Veja a seguir um exemplo desse tipo de anúncio onde os links são destacados no início e no fim da página de pesquisa, acompanhados com a tag “anúncio”.

pesquisa

Sendo assim, com a escolha de palavras-chave de forma estratégica, esse formato possui uma segmentação altamente específica, pois atingi o público que está pesquisando ativamente sobre seus produtos e serviços.

Rede de Display

Outra forma de alcançar o cliente em outras partes da web é pela rede de display. Diferente da anterior, nessa, o apelo do anúncio é feito pela criação do design.

Com um anúncio chamativo, é possível exibir em vários sites, apps e outras propriedades do Google em forma de banner + texto enquanto o usuário navega na internet.

Você já deve ter percebido, que ao visitar um site de empresa e ver algum produto, posteriormente, as propagandas irão ficar aparecendo na sua tela! Isso acontece devido a segmentação de remarketing dentro da rede de display.

Campanhas locais

Promova sua loja física em vários canais! Com as campanhas locais, o foco é ajudar empresas que possuem um ambiente físico a disponibilizar aos possíveis clientes as informações necessárias para que decidam visitar as lojas.

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Dica: para essa campanha, é imprescindível ter uma conta no Google Meu Negócio, e estar com as extensões de local no Google Ads ativadas para conseguir exibir o endereço diretamente no anúncio.

YouTube Ads

Segundo algumas estatísticas, essa plataforma é o 2º maior mecanismo de busca do mundo. Além disso, ele é o segundo site com mais tráfego do mundo, atrás somente do Google.

Esse formato permite ter um reconhecimento maior da marca e há duas maneiras de fazer isso:

Anúncio em vídeo – os mais populares são aqueles que aparecem antes/durante o vídeo e você pode pular após assistir 5 segundos ou em alguns casos, o usuário é obrigado assistir o anúncio completo.

Anúncio em banner – parecido com o formato display, ele é exibido apenas em computadores ao lado do vídeo, sobre a lista de sugestão ou sobre o próprio vídeo.

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O Youtube é uma ferramenta poderosa para anúncios, vale a pena investir!

Google Shopping

Semelhante a uma vitrine de produtos, as campanhas feitas no Google Shopping são voltadas para e-commerces, lá é exposto uma foto do que está sendo vendido, e outras informações como o título, descrição e o preço.

Indicado para varejistas, os anúncios aparecem na parte superior de uma pesquisa e na aba “shopping”.

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Trazendo o público que está realmente interessado na compra, esse tipo de campanha é ideal para aumentar suas vendas.

Como funciona o Google Ads?

Antes de colocar em prática seus anúncios, é crucial entender como funciona o Google Ads para definir a melhor estratégia e ter uma campanha direcionada com bons resultados.

Posições dos anúncios

As posições dos anúncios são determinadas por um leilão, onde os lances maiores ganham as melhores posições, o clique é o arremate desse leilão e cada clique tem um custo para a empresa anunciante. Então quer dizer que quem dá o lance mais alto, ganha?

NÃO! Existem outros fatores de qualificação que o Google analisa para determinar o ranqueamento (posição do anúncio nas pesquisas), com base na sua classificação, que é basicamente a combinação do seu lance máximo de CPC (valor máximo que o anunciante deseja pagar no custo por clique) junto com o índice de qualidade do seu anúncio.

O índice de qualidade trata-se de uma estimativa do grau de relevância de alguns componentes em relação ao anúncio.

O Google vai privilegiar os bons anúncios que recebem muitos cliques em relação aos outros, também relaciona a relevância do anúncio, das palavras-chaves e do site de destino, quanto mais relevante e coerente, maior autoridade do site, maior performance do anúncio oferecendo uma melhor experiência do usuário final “cliente” na página de destino.

Portanto, se o seu índice de qualidade do seu anúncio for maior que o índice dos seus concorrentes, é possível conquistar um bom posicionamento com um lance menor.

Atenção! Todos os processos precisam ser trabalhados em conjunto para obter a melhor performance, dos anúncios ao índice qualidade, assertividade nas palavras chaves e na estratégia, orçamento adequado, site intuitivo com conteúdo de qualidade, devidamente projetado com técnicas de SEO e Tags de indexação do Google.

As principais vantagens para anunciar no Google Ads

Qual marca não quer promover seus produtos e serviços de forma segmentada, mensurável e direcionada? Investir em Google Ads é investir em seu negócio!

Abaixo veja as principais vantagens para anunciar no Ads.

  • Posição e Autoridade: Se o seu site é novo, recente, ou não tem uma boa posição orgânica no Google, se precisa ganhar posição e autoridade as campanhas pagas aceleram e melhoram as posições orgânicas do seu site, posicionando das últimas para a primeira página.
  • Segmentação: A plataforma permite criar campanhas de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja altamente eficaz.
  • Orçamento flexível: Com o Google Ads o orçamento é definido por você a partir de 40,00 reais. É possível ajustar os investimentos de acordo com os resultados desejados, além de determinar as formas de cobranças é possível determinar qual tipo de métrica para o seu anúncio, seja custo por clique (CPC) ou custo a cada mil impressões (CPM).
  • Mensuração dos resultados: O Google disponibiliza dados valiosos sobre o comportamento do público com o seu anúncio e a própria ferramenta Google Analytics permite analisar as campanhas com mais precisão e garantir o seu ROI (Retorno sobre o investimento).

Bônus: Tamanhos e Formatos de Banners para Rede de Display

O Google disponibiliza para os anunciantes, os tamanhos e formatos ideais para criação de banners de anúncios.

Em campanhas de display, servem para expandir “conhecimento de marca” ou promoção de produtos, os diferentes formatos se encaixam em sites parceiros do Google e tem grande impacto nas campanhas de remarketing.

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Concluindo, esses são só alguns benefícios de anunciar no Google Ads. Se fez sentido pra você comece anunciar hoje mesmo! Um ótimo canal de aquisição de clientes para a sua empresa.  A agência Leomhann cria campanhas no Google Ads para empresas de todos os seguimentos! Faça o seu orçamento 🔥

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