Quem lida com a área do marketing digital e vendas precisa conhecer o termo “Funil de conversão”. De modo geral, esse tipo de estratégia visa mapear as etapas que um cliente passa, desde o primeiro contato com a marca até a conclusão da compra.
Ou seja, essa ação consiste em um acompanhamento da jornada de compra do consumidor, pensando em estratégias que possam otimizar a atração e conversão desses usuários.
O artigo explicará o que é o Funil de Conversão de leads e como ele funciona qualificando e segmentando os leads de forma adequada, reduzindo a perda de contatos por conta dos chamados “gargalos”.
Ou seja, você compreenderá quais são as principais etapas do funil, desde o usuário comum até o cliente final, passando por vários momentos de qualificação e quais estratégias podem ser aplicadas.
Compreendendo o funil
Um dos principais objetivos empresariais é aumentar o número de clientes para se manter relevante e competitivo. Mas, como isso pode ser feito efetivamente?
Um dos desafios para quem trabalha na área digital é fazer o acompanhamento de pessoas que possuem algum interesse pela marca, de modo a incentivar que elas desenvolvam o interesse e possam realizar a compra e compor uma base de clientes fidelizados.
O funil de conversão trabalha exatamente nesse sentido, visando nutrir os usuários de forma que evoluam a intenção de compra e tenham uma boa experiência com a marca.
Todo o processo se inicia pelas pessoas que estão conhecendo seu site e tendo contato com sua marca.
Esses internautas podem se tornar leads, ou seja, clientes em potencial para o seu negócio, ao ler conteúdos de valor e ao oferecer informações para que você entenda qual o interesse, traçando ações de aproximação por canais mais amplos de contato.
Isso ocorre quando a pessoa preenche uma landing page ou faz algum cadastro para receber informações sobre sua empresa.
Posteriormente, esses leads podem ser qualificados, conforme o cadastro e demais interações feitas, e são nutridos com o envio de conteúdo pela equipe de marketing.
Quando finalmente, após o processo de nutrição, o lead deseja comprar em sua empresa, então ele se torna um cliente.
É importante ressaltar que as técnicas relacionadas ao inbound marketing devem ser adequadas ao perfil dos usuários e estágio do funil.
Além disso, entendem que o contato da empresa com o cliente não deve finalizar no momento da compra.
Pelo contrário, é essencial que a empresa vise promover um bom relacionamento a longo prazo, de modo a causar uma boa experiência no contato com a marca e fidelizar esse cliente.
Essa ação é fundamental, pois, se o cliente ficar feliz com sua marca, ele se torna um promotor do negócio, ou seja, pode recomendar a empresa e conteúdo para amigos e conhecidos. Assim, ações de pós-venda e continuidade da nutrição são cruciais.
As fases do funil de conversão
Com um conhecimento introdutório sobre o tema, vamos compreender quais são as fases do funil de vendas:
- Atração;
- Captura;
- Nutrição;
- Conversão;
- Venda.
Dessa forma, retomando a discussão, temos que o primeiro desafio da empresa é atrair os clientes em potencial e isso só pode ser feito por meio do conhecimento sobre o público-alvo e a produção de um conteúdo direcionado.
Na captura, a pessoa pesquisou sobre assuntos diversos, por diferentes motivos, e conheceu sua empresa.
Caso encontre materiais de valor (aqueles elaborados pensando nesse comportamento do usuário), ela passa a ter interesse por conhecer mais sobre sua empresa ou sobre determinado tema.
Para isso, pode baixar um e-book, cadastrando-se para receber mais informações. Com dados de contato, é possível entender melhor a jornada e enviar novos materiais – o que nos leva a nutrição.
Na nutrição do lead, a equipe de marketing enviará um conteúdo segmentado, com o objetivo de agregar conhecimento e informação para o receptor, assim como mostrar que sua empresa tem um grande potencial de resolução de problemas.
Na conversão, a pessoa está pronta para um contato de venda ou mesmo para efetivar a compra/contratação pelos canais de contato.
Para entender o aproveitamento dessa jornada é possível verificar a taxa de conversão, levando em conta a quantidade de leads, dividida pela quantidade de usuários vezes 100 (obtendo o percentual). Quanto melhor o percentual, mais otimizada é a jornada.
É muito importante que a equipe de marketing trabalhe no monitoramento desses resultados, por meio da mensuração das ações realizadas, com o objetivo de identificar falhas e pontos de melhoria, assim como entender a situação da campanha.
Por que ter um funil é importante para a empresa?
Você já deve ter percebido que essa é uma ação importante por promover o aumento no número dos clientes e do tráfego do site.
Mas, é preciso ressaltar que não é qualquer cliente que a estratégia alcança. É uma pessoa que se interessa pelo tema abordado pela marca e que, consequentemente, tem maior potencial de conversão. Ou seja, é um lead qualificado.
Esse é o principal benefício da estratégia, visto que com a evolução no funil o potencial cliente se torna mais disposto a comprar e ser retido. Ou seja, a fidelização do cliente é uma vantagem, pois isso o torna promotor do negócio.
Outra vantagem é o aumento da visibilidade e da autoridade da marca, o que contribui para que sua empresa consiga ter credibilidade diante do mercado.
A partir disso, vale a pena conhecer mais sobre o funil de conversão e realizar ações em cima disso