Doutor Estranho no multiverso dos negócios e do Marketing

A Marca Doutor Estranho que agora se tornou muito popular nos últimos anos, com o lançamento do personagem em filmes blockbusters do universo cinematográfico da Marvel tem ganhado muito destaque e se mostrado um produto comercial muito lucrativo, mas nem sempre foi assim.

O personagem foi criado em julho de 1963 por Stan Lee e pelo desenhista Steve Ditko nas revistas em quadrinhos da Marvel e permaneceu nessa mídia pela maior parte de sua criação, porém nunca chegou ao conhecimento do grande público até que apostassem no personagem para uma nova mídia de maior alcance, o cinema.

Não podemos dizer que a Disney, a grande empresa de entretenimento mundial, não arriscou em revitalizar esse personagem para a grande mídia, esse personagem sempre teve grande potencial, mas era totalmente desconhecido.

A resposta foi criar um novo produto, dando destaque e mostrando para esse público todos os pontos fortes que já existia nesse personagem e a mídia necessária para alcançar mais pessoas, trabalhando em conjunto com o marketing para divulgação do filme.

Ao longo desse artigo, pontuaremos todas as lições que os filmes de Doutor Estranho têm para passar sobre a forma profissional e administrativa que devemos levar em consideração em um negócio no mercado, assim como as várias realidades do marketing que contribuem para a divulgação de um produto.

A Mensagem dos negócios por trás da História de Stephen Strange

Acredite se quiser, na própria história do personagem podemos tirar lições valiosas de como ser um bom profissional, assim como aprendizados que podemos levar para o mundo do empreendedorismo e tirar muito proveito disso.

O Poder da Disciplina

No filme, Stephen Strange mostra dois momentos diferentes de sua vida, uma atuando como neurocirurgião e outra como mestre das artes místicas.

Nos dois casos a trama apresenta o personagem como um profissional que é muito bom naquilo que faz, sendo necessário dedicação e esforço para se tornar um dos melhores.

O personagem demostra um alto nível de concentração quando estava realizando uma cirurgia na sala de operações, descartando qualquer fator que o atrapalhasse na realização de sua tarefa, como o som de um relógio ou até mesmo pessoas que ali estavam.

Podemos tirar dessa lição que a disciplina é algo que deve ser autoimposto para tirar melhor aproveitamento daquilo que está disposto a fazer, e deixar que aquela tarefa seja a única em sua mente te ajuda a realizar um trabalho com mais qualidade e eficiência e colher os melhores resultados.

Conhecimento nunca é demais

Em vários momentos do filme vemos que o Doutor Estranho conseguiu ser reconhecido como um dos melhores, tanto na medicina como na arte mística, e diferente de várias outras obras que vemos por aí, isso não acontece como se fosse mágica.

Para o personagem se tornar bom no que faz, houve um longo processo de evolução que foi conquistado com o poder dos estudos.

Isso mostra a importância de ter uma rotina de estudos e absorção de novos conhecimentos, e melhor ainda, a importância de colocar esse conhecimento em prática, caso contrário ele pode ser perdido.

No mundo profissional devemos sempre se aperfeiçoar para não ficar pra trás. Muitas vezes deixamos passar boas oportunidades e reconhecimento de trabalho por falta de estudo ou até mesmo experiência.

Se atualize no ramo de atuação que você se encontra, fique sempre ligado nas novidades e se possível não pare por aí, busque conhecimento em outras áreas próximas a sua atuação ou negócios que podem te ajudar a ver novas oportunidades.

Mentores: O poder da orientação  

Todo mundo deve saber como é mais difícil aprender alguma coisa nova sozinho. Nem mesmo o poderoso Doutor Estranho teve façanha em sua jornada de descobrir a existência da magia e como manipulá-la sozinho.

Sendo necessário um professor que o auxiliasse na forma correta do que deve ser feito até que ele tivesse os conhecimentos básicos para poder andar com as próprias pernas.

Ter alguém que possa te passar o conhecimento que você não tem muitas vezes é a forma mais rápida e eficiente de aprender algo, mais do que isso, é poder evitar possíveis dificuldades que você teria se tentasse descobrir sozinho.

Da mesma forma que encontramos barreiras que parecem não ter solução pelo nosso ponto de vista, ter uma segunda opinião de alguém que confiamos é de grande valor, tanto que encontramos mentores em vários aspectos da vida além da profissional.

Tenha a mente aberta

Começarei esse tópico com a frase da mentora anciã do Doutor Estranho “Prepare-se para esquecer tudo que já sabe”

Claramente não se deve levar essa orientação ao pé da letra, pois não devemos esquecer dos nossos conhecimentos e experiências, mas sim entender que esse mesmo conhecimento não pode ser usado como barreira para aprender coisas novas.

Muitas vezes quando estamos descobrindo um novo universo de aprendizagem, tentamos utilizar os conhecimentos já adquiridos para fazer conexões e aplicar a lógica de como aquilo deveria funcionar.

Mas se tratando de um novo ramo de atuação ou área de conhecimento, existem logicas próprias de como cada coisa deve funcionar, ou seja, não se deve ficar preso a predefinições e sim ter a mente aberta para novos conhecimentos.

O famoso termo tentar “sair da caixinha” é exatamente sobre isso, derrubar barreiras mentais que ajudarão a clarear sua visão e encontrar novas alternativas que talvez você nunca tivesse pensado antes.

É assim que a inovação acontece!

Arrogância cria barreiras

Uma das lições mais importantes que o filme nos passa é que não importa o quanto você é bom ou o quanto você sabe de alguma coisa, sempre tem mais coisa a aprender, e se achar o dono da verdade e ter arrogância, se torna o seu maior inimigo.

No filme, Stephen Strange acredita que a verdade que rege o universo é a pura ciência, e quando ele descobre que existem outros aspectos da realidade que não estão sobre o seu conhecimento, ele se recusa a entender a sua real situação de mero aprendiz, impedindo-o de avançar nos estudos em uma nova área de atuação.

No meio profissional a arrogância costuma ser prejudicial para quem a prática, pois fecha portas para novas oportunidades, conhecimentos e afasta as pessoas que estão dispostas a ajudar.

É sempre importante manter a humildade não importa o quanto você cresça e aprenda, nunca saberemos de todas as coisas e sempre podemos melhorar em algo.

O Multiverso de possibilidades que o marketing proporciona

Agora vamos sair da história do Doutor Estranho e entrar na área mercadológica desse produto e entender como o marketing contribuiu para o sucesso do filme nas bilheterias de cinema e com o público.

Mas fiquem tranquilos, o multiverso de possiblidades do marketing é trabalhoso, mas não é um multiverso da loucura se for estrategicamente planejado e direcionado com os meios e ferramentas corretas.

Uma observação importante antes de começarmos, é entender que essas estratégias podem ser aproveitadas não somente para um negócio, produto ou marca, mas também na divulgação de serviços ou até mesmo na divulgação da sua imagem profissional para os clientes.

Recomendação (boca a boca) é o melhor marketing

Quando o filme estreou, muitos conhecedores do personagem foram avaliar em primeira mão na sala de cinema a adaptação da obra e saíram satisfeitos com o resultado, gerando críticas e recomendações positivas que fizeram o filme crescer cada vez mais entre o público.

Isso acontece porque diferente de uma divulgação publicitária profissional, onde as pessoas entendem que a empresa está querendo vender seu produto como algo incrível e de qualidade para potenciais clientes, ou seja, uma divulgação de vendedor para cliente.

Agora, boca a boca, é a recomendação de um cliente que já consumiu e pode dizer do lado consumidor que realmente esse produto ou serviço é bom. Além é claro do fator da amizade.

Levamos muito em consideração de quem vem essa informação, e por isso uma recomendação de alguém próximo tem poder de persuasão e divulgação entre pessoas.

Se você tem um produto ou um serviço que se destaca em qualidade dos demais do ramo, isso já é um fator importante de diferenciação, e se você conseguir fazer o cliente reconhecer esse valor, facilmente ele poderá te recomendar para conhecidos quando tiver uma oportunidade.

A Construção de uma marca ou nome forte

Como citamos antes, Doutor Estranho não era um nome forte e reconhecido no mercado, podendo ser considerado uma aposta de produto com tendência a dar errado com o grande público da mídia do cinema.

Mas o filme é produzido pela Marvel Studios, empresa que já fez inúmeros filmes de sucesso de bilheteria e de crítica, que por sua vez é de propriedade da Disney, uma grande referência de entretenimento, e tem como personagem principal a interpretação de um ator com recomendações a vários Oscar.

Dessa forma, o produto sozinho não tem prestígio entre o público que ainda não o conhece, mas o fato de ser propriedade de uma marca com nome no mercado transfere credibilidade para quem já conhece a qualidade oferecida para confiar em adquirir um novo produto com confiança.

Apresente o seu diferencial ao invés de esperar o cliente procurar

Essa informação parece meio obvia para muita gente, mas muitas vezes é esquecida na hora de ser colocada em prática.

Se você tem um produto ou serviço com um diferencial forte entre os demais, use isso ao seu favor!

Não fique vendendo seu produto como se fosse a mesma coisa que os outros estão vendendo, se você tem um ponto que vai ajudar na tomada de decisão de seu cliente, apresente ele da melhor forma possível, e não deixe que o cliente tenha o pensamento que está arriscando na compra do seu produto para depois descobrir que era a melhor opção.

Faça do seu diferencial seu porta voz e o apresente como vantagem, isso atrai a atenção.

Um filme de um super-heróis que tem poderes mágicos era totalmente diferente dos outros heróis que já tinham ganhado as telonas do cinema. Então a Marvel trabalhou forte a divulgação dessa nova proposta e soube atrair novos clientes apresentando em sua campanha de marketing artes e imagens coloridas cheias de efeitos visuais inovadores que choraram o público.

Não tenha medo de mudar a fórmula

A Marvel Studio já tem mais de 10 anos produzindo filmes de sucesso no cinema. Ela aprendeu a criar um modelo que seu público está acostumado a consumir e gostar, mas nunca parou de procurar novas soluções para entregar coisas novas ao invés do mais do mesmo.

O próprio filme do Doutor Estranho é uma fuga do padrão comum que estava sendo realizada pelo estúdio, procurando agora temas e culturas diferentes para diferenciar suas obras das demais e atrair novos perfis, ao mesmo tempo que entregar o que se espera para os clientes que já conquistou.

Portanto, é comum ser criado fórmulas em um negócio que ajudam a manter o padrão de qualidade e até mesmo a aprovação do público, mas não se pode ficar preso somente a isso e não tentar inovar sempre que possível.

O mercado atual está se atualizando cada vez mais rápido e novas tendências e estilos de negócios e produtos surgem todos os dias, é sempre necessário ficar de olho nas mudanças e novas tendências.

Para isso, você pode contar com a Leomhann, sempre procuramos trazer as novidades e informações de qualidade para te ajudar ficar atualizado e a se vender no mercado.

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