A grande dúvida de muitos empresários que estão começando o seu negócio é saber como criar um logotipo que possa contribuir para o crescimento da empresa. Querem descobrir o segredo das grandes marcas como elas se destacaram nos seus mercados e como ganharam notoriedade e o mercado mundial.
Podemos te afirmar que boa parte desse trabalho não é somente a qualidade do produto ou serviço, mas também é a forma que ela é apresentada ao cliente, onde o logotipo tem grande poder de persuasão.
Neste artigo vamos te passar tudo que você precisa saber sobre logotipo e porque ele é tão importante para o seu negócio.
O que é um logotipo?
Com certeza você saberia identificar um logotipo apenas pela referência ou descrição, a marca que você busca já está na sua memória, quando você deseja comprar um produto é impossível não pensar na marca primeiro, pois é a sua principal referência.
E ao pensar nisso, basicamente você resgata uma lembrança do nome da empresa que está fixada na sua memória. Como a nossa memória funciona melhor com imagens do que com nomes e números criamos os logotipos, que são basicamente as melhores formas de representar uma empresa em uma memória.
Sabe aquela marca que tem M amarelo? Sabe aquela marca de computadores e celulares que tem uma fruta mordida? Agora você entendeu a relação entre você e a marca, a lembrança da marca é a referência da imagem da empresa na memória do consumidor e tudo isso começa com o logotipo.
Mas você sabe qual é a definição de um logotipo?
A palavra logotipo é a união de dois termos, o Logo que vem do Grego “logos” que significa conceito ou significado, e a palavra Tipo que vem do grego “Typos” significado de símbolo gráfico de um conceito.
De forma mais prática, o logotipo é um símbolo de identificação de uma marca ou produto que pode ser composta por imagens, palavras e cores.
A maioria dos negócios utilizam a marca como um tipo de assinatura, mas podemos afirmar que o logotipo vai muito além disso, e as grandes marcas como sabem o real poder que o logotipo tem! Vamos te revelar tudo neste artigo.
Por que é importante ter um logotipo profissional único?
Com o desenvolvimento de um novo negócio ou o crescimento de um existente, chega o momento em que a empresa tem a necessidade de diferenciação dos seus concorrentes, mais do que ter uma assinatura personalizada do negócio, os logotipos podem transmitir mensagens de valor, ideias e conceitos sofisticados aos clientes, pois a marca é o primeiro contato com o cliente.
Chamar a atenção, ser inovador é importante, mas ao mesmo tempo transmitir a mensagem certa e de forma coerente e clara é o maior objetivo e também o desafio.
Há muitas falhas de projeto em marcas que não foram criadas com bases sólidas, estudo técnico e conhecimento de design.
Elementos que transmitem seriedade não podem ser associados a produtos infantis, ao passo que elementos e cores que transmitem risco, criatividade e paixão não podem estar relacionados ao mercado financeiro, hospitais ou bancos. Cada elemento gráfico, formas, cores podem de forma subliminar determinar o sucesso ou fracasso da sua empresa se mal utilizados.
Quer construir um logotipo de valor?
1º Determine quem tem conhecimento e autoridade para desenvolvê-lo.
2º Determine o investimento, normalmente economizar na marca da sua empresa é um erro.
3º Busque informações de qualidade, tome a decisão com segurança para ser bem assessorado.
A sua empresa será como um filho pra você, então seguindo essa analogia, você não pediria para um estudante sem conhecimento em medicina operar o seu filho por que é mais barato, não é mesmo? Não seria prudente.
Em outras palavras, para iniciar o desenvolvimento do logotipo é necessário que o negócio já esteja estabelecido em sua mente, ou no mercado. Saber onde se quer chegar é muito importante, saber quais são os seus valores, quem é o seu público, qual objetivo e os diferenciais da sua empresa. Comece preenchendo os 3 pilares.
- Missão (razão e o propósito da empresa existir).
- Visão (onde o seu negócio deseja chegar no futuro).
- Valores (Os princípios gerias que regem seu negócio).
Após fazer isso, apresente esses valores aos envolvidos no negócio e determine qual é a mensagem que a sua empresa quer passar para o cliente.
• Nike – Just do it (Apenas faça isso).
• Disney – Where Dreams Come True (Onde os sonhos se realizam).
• Coca-Cola – Open Happiness (Abra a Felicidade).
O que torna um logotipo inesquecível para o público?
Existem diversas marcas com logotipos icônicos e facilmente reconhecíveis que dificilmente conseguem se separar do serviço ou empresa.
• Você ao ver o logotipo de uma maçã mordida logo vai remeter a marca da Apple e seus produtos finos e de auto padrão, objeto de desejo que também remete a status.
• Se passar na rua e ver uma placa em vermelho com um a letra “M” amarelo gigante vai lembrar do Mc Donald’s e em seguida o sabor dos lanches e da batata frita.
Muitas vezes o logo tem o poder de despertar no público a sensação que ele tem ao receber o serviço/produto, e essa emoção fica na mente e pode ser despertada novamente toda vez que ele vê o logo da marca ou serviço que ele se identifica.
Mas como podemos criar um logotipo que tenha esse poder de impacto nas pessoas? Tem alguns pontos que podem ser elaborados.
Se destacar: O sonho de todo empresário é ter um logotipo memorável que se destaca, ser diferenciado dos demais, ninguém quer ser sempre o mais do mesmo, principalmente com tantas opções de produtos ou serviços similares no mercado, então ter algo de diferente que chame a atenção é fator decisivo na guerra de marcas.
Entenda a sua concorrência. Faça um Benchmarking que é uma pesquisa de mercado onde se analisa os concorrentes do mesmo ramo de atuação. Busque o que já existe e fuja do padrão estabelecido.
Causar uma boa primeira impressão: Depois de chamar a atenção para o seu logotipo a função do logo é transmitir uma mensagem, seja de valor ou emocional o cliente deve receber e codificar.
O seu logotipo precisa marcar um território na mente do seu cliente, despertando admiração, interesse, conexão ou um sentimento de pertencimento, a construção de design, as cores, o slogan e o nome da empresa se forem desenvolvidas com o propósito e a técnica correta fará a comunicação ser eficaz e atenderá o seu propósito.
Moldar a identidade e promover o reconhecimento da marca: Toda empresa busca ter um visual exclusivo para se destacar dos concorrentes, e para estabelecer sua hegemonia na lembrança do consumidor.
A guerra das marcas existe e a luta é pela atenção do cliente. Por esse motivo é tão importante estabelecer quais elementos gráficos relevantes no design do seu logotipo, promover e moldar a identidade da marca para levantar uma bandeira e recrutar admiradores.
Quais são os tipos de logotipos e suas vantagens?
Entendendo os tipos existentes você saberá qual a importância de um elemento gráfico, o quanto essa escolha pode valorizar ou desvalorizar o seu negócio. Ao conhecer os 8 tipos de logotipos e suas composições você entenderá as finalidades, as vantagens e desvantagens e saberá orientar a sua agência de publicidade e propaganda para desenvolver uma marca forte, pertinente e de sucesso.
1 – Representação gráfica da marca
Também conhecida como representação pictóricas, são os logotipos compostos por um único símbolo ou representação gráfica referente a um objeto real já existente de forma simplificada para passar a mensagem da marca. Inicialmente o logotipo leva alguns anos para poder fixar seu posicionamento e só então ser representado unicamente pela gráfica da marca que reforça o elemento e o seguimento da empresa.
Vantagem: com um símbolo universal contendo significância, pode ser reconhecido como criativo, incomum, inovador e ser destaque no seu mercado, o produto ou serviço vão receber os benefícios diretos dessa escolha que tornará possível uma expansão para uma marca global.
Desvantagem: existe a necessidade de um bom investimento de marketing para que a marca possa ser identificada e atingir o patamar global de notoriedade, já que nem sempre o elemento por si só determina o produto ou serviço, visto que a simplificação é notável e os elementos diferenciam a empresa das demais, tem identidade notável, mas também precisará de mais força em campanhas publicitárias para vencer a barreira de ser lembrada e compreendida. Afinal;
A Shell não vende conchas, mas combustível.
A Apple não vende maçãs, mas computadores.
O Windows não vende janelas, mas softwares.
A Domino’s não vende dominós, mas pizzas.
Conclusão: Se o seu projeto empresarial é para uma expansão global então invista em elementos que possam ser lembrados e contextualizados no seu logotipo, se houver intensão de ramificações de seu negócio para outras áreas de serviços use uma marca guarda-chuvas, mas tome cuidado para não usar um elemento gráfico que limite as suas opções com o tempo, pense a longo prazo.
2 – Logotipos abstratos
São os logotipos que utilizam de uma imagem abstrata como símbolo, onde não é necessário remeter a algo já existente, sendo feito de forma personalizada e sobre medida para passar e representar a marca através do design.
Vantagens: por se tratar de um símbolo abstrato, não existe limites de opções e pode ser desenvolvida de forma direta para representar o valor de sua empresa e se destacar no mercado pela sua individualidade.
Considerações: como se trata de um símbolo abstrato, deve se tomar cuidado para não criar um elemento difícil de entender ou que seja vago demais e acabe não passando uma boa mensagem da marca.
3 – Logotipos de mascote:
Os logos com mascotes como o próprio nome indica, são logotipos com personagens de pessoas, objetos e produtos que tem a função de representar um conceito e ser o porta voz da marca. Também são conhecidos como marcas familiares pelo seu apelo emocional ou significado particular.
Vantagens: Esse tipo de logotipo tem facilidade de criar conexão muito rápido com o público por se tratar de um personagem na qual a gente consegue criar uma identificação e ao mesmo tempo passa a sensação de acolhimento. Esse tipo de logo tem tendência de ficar gravado em nossa memória e chamar muito a atenção de crianças.
Considerações: Esse tipo de logotipo não tem como objetivo passar uma mensagem subjetiva para se destacar, mas sim uma mensagem objetiva para ser lembrada pelo público de forma afetiva, representada em figuras de pessoas, produtos ou animais normalmente carregando expressões.
4 – Logotipos de texto (“wordmarks”)
São os logotipos que tem sua composição somente com palavras e seu principal fator visual é a tipografia para se destacar sobre o nome.
Vantagens: Como o logotipo é o próprio nome da marca, não há dificuldade de a pessoa remeter a assinatura visual a própria marca e seu serviço, sendo um dos tipos de logotipo mais versáteis para se trabalhar em aplicações gráficas ou produtos, e passam sem muita dificuldade a sua mensagem.
Considerações: Caso o nome escolhido não dê muita ideia do que se trata, ou se o serviço oferecido não está claro é recomendado um planejamento de marketing para lançar a marca ou produto/serviço com maior força em campanhas publicitárias. Há muitos casos em que os produtos é que alavancam as marcas.
5 – Monogramas (“lettermarks”)
São os logotipos com abreviatura das siglas do nome da marca, representadas de forma bem trabalhada como símbolo, sendo muito bem aceitos no dia de hoje pelo seu resultado e praticidade.
Vantagens: Como foi dito antes, é uma opção prática e de fácil compreensão do público, principalmente hoje em dia com a era digital onde a tendência das abreviações se espalharam pela necessidade de transmitir a mensagem em menor tempo.
Considerações: Deve-se tomar cuidado na hora de escolher o design da sua sigla para são ficar muito simples e sem graça, um logotipo pouco memorável para as pessoas é uma aposta onde a sua empresa vai perder notoriedade. Outro pronto importante é, sempre que possível adicionar o nome completo junto a sigla nos materiais vinculados a empresa para começar a associação do nome a sigla.
6 – Letras individuais (“letterforms”)
Como o próprio nome já diz, são os logotipos compostos somente por uma letra do nome. São muito utilizados no mercado e utilizam de um design único para se destacar e marcar a mente do público.
Vantagens: Como ele é composto somente por um elemento, a letra, é o logotipo com maior facilidade de aplicação, podendo ser reduzido inúmeras vezes sem perder a facilidade de leitura e identificação.
Considerações: por se tratar de um logotipo, com uma única letra, é necessário um cuidado maior do designer para a sua criação, pois uma única letra devera passar a mensagem da empresa, devendo ser bem estruturado, personalizado e de fácil leitura.
7 – Combinação de texto e símbolo (“mista”)
É o logotipo que combina os elementos tipográficos com símbolos, ou seja, é aquele logotipo que contêm a escrita do nome da marca junto a um elemento visual, como as mascotes, símbolos abstratos ou até mesmos os monogramas ou as abreviações.
Vantagens: é o tipo de logotipo caracterizado pela sua versatilidade, podendo ser apresentado completamente com o símbolo e nome, e com o passar do tempo e de sua popularização, o público pode começar a remeter a marca somente vendo o símbolo, podemos ser aplicados de forma visual sem perder seu reconhecimento.
Considerações: mesmo sendo uma marca composta por mais elementos, isso não significa que é um logotipo carregado, sua versatilidade é um ponto forte que deve ser levado em consideração na hora da escolha.
8. Emblema
E o oitavo é o logotipo de emblema, já muito conhecido pelo mundo desde a antiguidade com os brasões de famílias, selos reais da nobreza e de grandes impérios. Hoje em dia ainda é bem utilizado, sendo composto sempre por um texto delimitado a uma borda. Dando a característica familiar a um selo.
Vantagens: por se tratar de uma linguagem já existente a muito tempo, esse tipo de logotipo passa o ar de tradicionalismo, clássico. Pode ser passado também o valor de profissionalismo e de resistência ao tempo, como algo que já existe a muito tempo e ainda tem força parar durar muito mais.
Considerações: esse tipo de logotipo costuma ser muito detalhado para passar o valor mais tradicional, logo as suas aplicações são mais limitadas do que os demais tipos de logos, devendo-se sempre tomar cuidado na hora de redimensionar, podendo não funcionar muito bem de forma reduzida.
Deixe a sua marca no mundo.
Agora que você já sabe o que é um logotipo e sua real importância, o que seria a identidade visual de sua empresa?
Trata-se de um conjunto de elementos visuais, pensados e desenvolvidos por designers profissionais que de forma estratégica atendem um único objetivo, transmitir uma mensagem que se identifique com o seu público. Aqui na Leomhann desenvolvemos logotipos profissionais com uma identidade visual marcante, para empresas que sonham em conquistar o seu espaço e deixar a sua marca no mundo.