No cenário de negócios altamente competitivo, aquele que possui a melhor estratégia e execução sai vencedor!
A corrida para estabelecer o seu espaço no mercado faz das empresas grandes concorrentes, pois todas disputam a atenção dos clientes afim de criar fortes vínculos, grandes volumes de vendas recorrentes e resultados mais expressivos para expansão de marca ou de vendas.
As empresas disputam o primeiro lugar na lembrança do cliente e para realizar essa proeza só as melhores estratégias de marketing podem superar as expectativas do consumidor cada vez mais ciente e exigente.
A verdade é que o perfil do consumidor mudou muito na última década, de um cliente passivo que consumia propaganda unilateral (pela televisão) hoje o consumidor participa ativamente do dia a dia das marcas pelas redes sociais. O consumidor não é mais um número, ou um público-alvo (target), mas evoluiu com a tecnologia e os meios de comunicação para ser tornar um embaixador da sua marca, ele ativamente defende e promove seus serviços e produtos e espera em troca que a marca se mantenha fiel em sua qualidade e princípios.
Por esse motivo o Marketing 3.0 agora precisa de atualização, compreender o cenário, os dados, realizar atividades estratégicas dá muito trabalho mesmo pra que tem um alto nível de conhecimento nesse setor. Saber executar e executar com qualidade é outro cenário.
Quando as empresas não têm tempo para desenvolver o a melhor estratégia de marketing combinada com o a publicidade então existe uma grande chance de erros estratégicos causarem prejuízos à empresa. Grandes empresas têm dificuldade em identificar “desperdícios e ineficiências” quando o seu tamanho ao mesmo tempo que gera grandes faturamentos e demandas, também tem grandes equipes pra gerenciar e manter a qualidade, esse é o desafio das grandes empresas. Já as empresas de pequeno e médio porte não podem se dar o luxo de errar na estratégia de marketing, mas elas têm a vantagem de reconhecer os erros e corrigi-los mais rapidamente antes que ocorra prejuízos irreversíveis a marca ou as vendas.
O grande gargalo das empresas de médio e pequeno porte estão na execução das atividades estratégicas do marketing, isso quando a empresa possui um departamento de marketing. Acontecem caminhos em que a empresa atinge um determinado tamanho sem uma equipe de marketing, na força das vendas a empresa atinge um bom patamar, mas ela não consegue sair do estado atual para a próxima fase do jogo, expansão.
A Assessoria de Marketing para empresários tem como solução a criação de estratégias de marketing sob medida, mas não somente a criação de estratégias, mas também a execução das mesmas, na assessoria de marketing além de apontar a solução, o profissional de marketing também se envolve para resolver o problema com sua mão de obra especializada.
Neste blog, vamos explorar a importância da assessoria de marketing para empresários que diferentes fases do negócio precisam de suporte para gerenciar a marca, as vendas, a equipe, o caminho que a empresa deverá seguir.
O marketing é um conjunto de estratégias criadas a partir de indicadores que ajudam a guiar as ações de comunicação, de vendas, de ações promocionais, além do conhecimento do quadro atual da empresa frente ao seu mercado. Definição de Quem somos hoje, Onde estamos agora, Para onde iremos e Como faremos para atingir as metas e não menos importante, Quanto tempo irá levar e Quanto irá custar.
Em uma assessoria de marketing o empresário recebe da agência de marketing, um relatório contendo informações de mercado, uma análise estratégia para atingir o próximo objetivo e qual mão de obra será necessária para executar as ações.
Diferença entre Mentoria e Assessoria de marketing
A mentoria de marketing e a assessoria de marketing são dois tipos de serviços relacionados ao marketing, mas têm diferenças fundamentais em termos de escopo e abordagem.
Antes de mais nada é preciso entender que marketing é uma coisa, publicidade é outra e propaganda é outra coisa. Quando o termo marketing é usado indevidamente você começa a errar nas funções de cada um, vamos tratar isso em outra matéria profundamente, mas por hora vamos apenas explicar o que a Mentoria e Assessoria de Marketing devem fazer pela sua empresa.
A Mentoria de Marketing é para o empresário que conta com uma equipe de marketing em sua empresa independente do tamanho, o empresário busca um Mentor para absorver sua experiência de mercado, análise e estratégias. A fim de que esse possa ser sua base para tratar com sua equipe. Afinal como o empresário poderá cobrar e analisar resultados da sua equipe de marketing se ele mesmo não tiver repertório ou bagagem suficiente?
Já a Assessoria de Marketing é um serviço prestado para empresários que não podem estar no operacional, gerenciando, ou não tem um time de marketing, ele basicamente terceiriza esses serviços pra uma agência de marketing planejar e executar os trabalhos, ele participa em 3 etapas fundamentais.
Etapa 1 – Envio de dados e informações da empresa que são relevantes para o planejamento de marketing.
Etapa 2 – Aprovação das estratégias criadas a partir dos dados fornecidos.
Etapa 3 – Avaliação dos resultados obtidos no processo de implementação.
A escolha entre mentoria de marketing ou a assessoria vai depender da necessidade da empresa e dos objetivos.
Vantagens da assessoria de marketing
- Conhecimento Especializado
Uma das maiores vantagens da assessoria de marketing é a disponibilidade de conhecimento especializado.
Consultores e assessores de marketing são profissionais experientes e atualizados, com conhecimento profundo das tendências, ferramentas e estratégias de marketing mais eficazes a atualizadas. Isso significa que eles podem fornecer insights valiosos que ajudam a empresa a tomar as melhores decisões.
- Perspectiva Externa e Imparcial
Às vezes, as empresas podem ficar muito envolvidas em suas operações diárias, tornando-se difíceis de identificar oportunidades de crescimento ou áreas que precisam de melhoria.
A assessoria de marketing traz uma perspectiva externa e imparcial, permitindo que consultores identifiquem problemas e oportunidades que podem ter passado despercebidos.
- Estratégias Personalizadas
Cada empresa é única, com seus próprios desafios, objetivos e recursos. A assessoria de marketing trabalha em estreita colaboração com a empresa para desenvolver estratégias personalizadas que se alinham com suas metas específicas.
Isso significa que as estratégias são adaptadas às necessidades da empresa, maximizando sua eficácia.
- Otimização de Recursos
A alocação eficaz de recursos é fundamental para o sucesso empresarial. A assessoria de marketing ajuda a empresa a otimizar seu orçamento de marketing, identificando as táticas mais eficazes e alocando recursos de maneira inteligente para maximizar o retorno sobre o investimento.
- Acompanhamento e Medição de Resultados
Apenas implementar estratégias de marketing não é suficiente. A assessoria de marketing elabora, cria, acompanha e mede os resultados das campanhas, fazendo ajustes conforme necessário e fornecendo relatórios regulares para a empresa. Isso permite que a empresa avalie o desempenho e faça melhorias contínuas.
- Foco Estratégico
A assessoria de marketing ajuda a empresa a manter o foco em seus objetivos estratégicos, evitando distrações e garantindo que cada ação de marketing esteja alinhada com a visão de longo prazo da empresa e que a execução será feita por profissionais qualificados e experientes nessa área.
Conclusão
A assessoria de marketing é um investimento valioso para o crescimento e o sucesso de uma empresa. Com conhecimento especializado adicionam uma perspectiva externa, estratégias validadas, atuais e personalizadas e ajudam a ajustar o foco estratégico, melhorando não só as estratégias, mas evidenciando táticas que contribuem para o atingimento das metas, prazos, investimentos sob medida, canais de comunicação e mídias, canais de venda e apresentação dos produtos e serviços.
Portanto, se você está buscando ganhar tempo e obter vantagem estratégica de marketing para a sua empresa, considere contratar uma assessoria, a Leomhann conta com o especialista Fernando C. Ribeiro para desenvolver e executar seu planejamento de marketing. Entre em contato!