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A sua marca com as regras do Cobra Kai

Como uma série de sucesso da Netflix pode ser uma referência para o marketing ou a cultura de vendas do seu negócio?

O sucesso das telinhas Cobra Kai é uma série americana inspirada na primeira trilogia de Karate Kid que foi um grande sucesso dos anos 80. A série aborda a história do Sensei Johnny Lawrence que decide reabrir uma escola de Karatê, para sair das suas dificuldades que são muitas, vão de financeiras, comportamentais, sociais e de adaptação ao mundo onde as pessoas interagem com a tecnologia.

Cobra Kai conta a história de dois protagonistas do original Karate Kid, Johnny e Daniel LaRusso, 34 anos depois da épica luta na All Valley Karate Championship. Johnny decide reabrir sua antiga escola de Karatê, já Daniel dirigi uma concessionária de sucesso, onde a identidade é baseada no seu mentor de Karatê Mr. Myagi.

A origem da série nasceu no Youtube, o que seria um tanto como inovador para a plataforma. Mas logo a Netflix adquiriu os direitos e lançou as duas primeiras temporadas de uma única vez, ao ver o grande potencial da trama. Logo após a primeira estreia a série já estava no primeiro lugar no ranking de destaques da plataforma.

Cobra Kai é polêmico do início ao fim, mas também é fiel aos seus princípios e bases retiradas do filme original. Veja como podemos fazer um paralelo às leis da escola de karatê adaptadas ao marketing:

1 – Bata primeiro:

Seja inovador, saia na frente dos concorrentes, crie uma rotina testando novos canais e formas de divulgação antes da concorrência.

Conhecer a sua concorrência é muito importante, não pense que se concentrar apenas em sua própria proposta vai te destacar no mercado. Ter uma visão de outras marcas, te permite visualizar onde seu produto ou serviço está posicionado. Ou até mesmo o que o seu cliente encontra em uma busca no Google, ele encontrará você ou o seu concorrente? Ele tem uma classificação superior devido à sua estratégia de palavras-chave de SEO? Saber quem e onde estão seus concorrentes poderá garantir que seu produto ou serviço seja único e se destaque para os clientes em potencial.

É muito importante trabalhar a sua mensagem também, afinal: um novo cliente consegue entender o que você está oferecendo em um mínimo de tempo possível? Nós estamos expostos por volta de 5.000 mensagens ao dia, então é difícil ser conciso em uma mensagem na qual você queira transmitir. Seja claro e objetivo para alcançar o seu público!

 2 – Bata forte:

Valide o canal de vendas e aumente o investimento, intensifique suas ações e investimentos em marketing da sua empresa.

Tenha uma marca autêntica, baseada na verdade que representa a sua proposta. Isso deve ser o chamariz do cliente quando ele vê sua publicidade, visita seu site ou compra de você. Também precisa ser consistente, para ser lembrado. Se a aparência da sua marca é falsa ou não se comunica de forma correta, isso se tornará aparente aos seus consumidores.

Na série, Daniel LaRusso baseia o seu marketing em seu histórico no Karakê, dando árvores Bonsais por cada carro vendido. A sua marca é seu nome ‘LaRusso’ e Karatê é sua grande paixão, o que significa uma história de marca muito poderosa e autêntica que transparece em seu marketing.

Estar aberto a novos canais, muitas vezes é o que te fará sair na frente dos concorrentes, uma nova abordagem de como você anuncia pode trazer benefícios, mesmo que você se aproprie de canais principais dependendo do seu negócio, você também deve estar aberto a alternativas que podem expô-lo a um novo público. O interessante de muitos canais atuais (digitais) é que você pode testá-los por um custo baixo e trabalhar suas mensagens de diferentes formas. Quando uma luta se torna viral na escola e um aluno Cobra Kai está envolvido, é o meio certeiro para o público certo e o resulta é um aumento no número de membros.

3 – Sem misericórdia:

Mudanças doem, não pare, não tenha medo de mudar e reiniciar tudo, não se acomode ao que já funcionou antes.

Estar aberto a novas experiências, amadurece a sua marca e a mensagem que ela deseja transmitir, adquira conhecimento em todas as áreas ao seu redor e avalie o que pode ser acrescentando ao seu negócio, não tenha medo de testar novos ares ou criar mudanças, a evolução da marca nem sempre é fácil, mas é necessária! Esta é uma ótima metáfora do Karatê, já que Daniel ensina seus alunos a aprenderem todas as diferentes técnicas de defesa que quando combinadas, tornam seus alunos lutadores mais completos.

A série é rica em ensinamentos não apenas voltados para a luta, mas para a vida! O que você aprendeu com a série? Ainda não sabe como aplicá-los ao seu negócio?

Entre em contato conosco e saiba como podemos trabalhar as regras do Cobra Kai no marketing da sua empresa.

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