A série Loki e seus multiversos na comunicação

Conheça as curiosidades e ensinamentos da mais nova série do universo Marvel

 

 

O lançamento da série Loki que estreou exclusivamente no Disney+, traz ensinamentos valiosos sobre a importância do investimento em marketing e a interação com o público.

A trama que é protagonizada por Tom Hiddleston, conta a história do personagem Loki da Marvel Studios após os eventos de “Vingadores: Ultimato”. Onde Loki foge de Nova York com o Tesseract (uma das Joias do Infinito) quando os Vingadores decidiram bagunçar com a linha do tempo.

A Disney+ trouxe uma abordagem diferente para o lançamento dos episódios, diferente do que é feito nas plataformas de streamings, onde temporadas são lançadas de uma única vez, a série Loki tem o lançamento dos seus episódios de forma semanal. O que de certa forma “prende” o expectador a plataforma, criando expectativa para o episódio seguinte e mantendo a audiência aquecida.

Desde o a primeira liberação da data de lançamento, a série recebeu fortes investimentos nas estratégias de marketing tanto no digital quanto em ações off-line. A série traz ensinamentos sobre:

  • O impacto visual da série no público
  • O marketing Digital + Bom Networking
  • Ações off-line para interação com o público
  • Nem toda campanha é válida!
  • Escute o seu consumidor e as oportunidades

 

Mas como podemos aprender com elas e aplicá-las em meu negócio? Confira a seguir cada um dos ensinamentos:

O impacto visual da série no público

O seu logo é lembrado? O que as pessoas falam dele? O primor de uma boa identidade visual é a construção de uma marca com personalidade, que reflita a mensagem e mais importante, faça parte da memória de todos que de alguma forma tiveram contato com ela.

Dentre todos os lançamentos e abordagens publicitárias para divulgação da trama, o que mais chamou a atenção foi o logo da série. A arte apresenta o nome do personagem com uma tipografia diferente para cada letra, o que para muitos dos fãs não foi considerado um logo bonito.

Se tornando até alvo de meme nas redes sociais com brincadeiras onde os fãs postavam o logo da série com tipografias de diferentes marcas conhecidas ou feita por eles mesmos. Gerando um hype maior e burburinho sobre o lançamento da tão aguardada história.

O próprio Tom Hiddleston comentou sobre o personagem e o visual desenvolvimento para a série em sua entrevista para a revista Empire:

“Eu quero preservar o frescor do show quando a série surgir, mas algo que eu penso sobre é o logo, que parece renovada e refrescante.  A fonte usada para escrever Loki parece estar mudando de forma o tempo todo. Loki é um metamorfo quintessencial. Sua natureza mercurial é que você não sabe quando, dentro do MCU, ele é um vilão, um herói ou um anti-herói. Você não sabe se pode confiar nele. Ele pode, literalmente e fisicamente, se transformar em um guarda de Asgard ou no Capitão América quantas vezes ele quiser.”

Ele ainda comentou sobre a importância e significado que o logo tem para si:

“Eu acho que o logo mudando de forma pode te dar uma ideia de que Loki, a série, é sobre identidade e sobre integrar os fragmentos desiguais de todos os lados que ele pode ter. Quem sabe ainda pode ser sobre as muitas versões que você é. Eu acho que isso é muito legal, porque eu descobri que Loki tem uma construção muito complexa. Quem é o personagem que pode usar muitas máscaras, mudar de forma e ainda parece ser capaz de mudar seus sentimentos?”.

Marketing Digital + Bom Networking

Estar presente no digital já passou de ser uma novidade para as marcas e sim uma necessidade. Mas quando se trata de conexões, a sua empresa tem feito network de valor? Parcerias com pessoas que possuem uma audiência que você deseja atingir, é uma das táticas mais eficazes para trazer engajamento ao seu conteúdo.

A Disney+ convidou duas grandes influências do entretenimento para se unirem em uma parceria para lá de inédita. A Disney com o Omelete, plataforma conhecida pelo seu entretenimento voltado ao mundo geek e cultura pop, juntamente com Alexandre Gaules, que é um dos maiores streamers do mundo, lançaram a “Watch Party”, que reúne pessoas em uma mesma sala de transmissão para acompanharem a exibição semanal dos episódios. O evento tem como foco unir grandes influenciadores para um bate-papo acerca da série, além de assistirem aos episódios juntos e ao vivo.

Marcelo Forlani, fundador e apresentador do Omelete afirma que:

“Somos apaixonados pelo universo Marvel e ficamos ainda mais felizes de poder compartilhar e deixar o conteúdo acessível, de maneira inédita, para toda comunidade nerd. E para quem acompanha o universo dos games e e-sports, vai acompanhar tudo com o maior streamer Brasileiro da atualidade, o Gaules”.

Ações off-line para interação com o público

Quais ações você tem feito para que o seu público tenha desejo de estar onde a sua marca está? Campanha off-line ou como podemos chamar: campanhas de rua, tem o poder de tornar a sua marca conhecida e presente no dia a dia das pessoas, dependendo da ação, pode até gerar uma comoção pública ou digital.

Uma ação que surpreendeu os fãs, foi a aparição do Tesseract aqui no Brasil, isso mesmo! O Cubo Cósmico que fez com que o personagem Loki escapasse em “Vingadores: Ultimato” foi colocado em um dos pontos mais conhecidos de São Paulo: a Avenida Paulista.

O holograma pôde ser visto dentro de um totem digital em um abrigo de ônibus. Sem contar que o abrigo foi completamente caracterizado com imagens da nova produção da Marvel, criando uma atmosfera toda especial para os fãs que passaram por lá.

Nem toda campanha é válida!

Campanha sem estudo e sem planejamento de marketing, é campanha propensa a não ter resultado ou em alguns casos até repercussão negativa! Mesmo grandes marcas não estão imunes a isso.

Uma prova disso, é a ação feita pela Disney em Portugal, para continuar promovendo a produção, a plataforma colocou na estação de metrô Marquês de Pombal, em Lisboa, um banner estampando Tom Hiddleston como Loki, com uma citação atribuída a Luís Figo (ex-capitão da seleção de futebol do país).

O maior problema foi que o ex-jogador se pronunciou nas redes sociais, informando que nuca fez nenhum tipo de declaração sobre a série, ele disse:

“Isto só pode ser um mal-entendido. Eu não disso isso”

A própria Disney respondeu o ocorrido dizendo que a propaganda foi uma espécie de “brincadeira”, já que Loki é conhecido na mitologia como o “deus da trapaça” e ainda complementou dizendo:

“Encontramos o culpado disto tudo: O Loki, o Deus da Mentira. Já está entregue à Autoridade de Variação Temporal. No primeiro episódio da série explicamos tudo”.

Escute o seu consumidor e as oportunidades

Você oferece o que acredita que o seu consumidor precise ou o que ele gostaria?

Uma das lições sobre estar atento as necessidades e desejos do cliente, é que os fãs do universo Marvel já vinham há um bom tempo pedindo um filme próprio para o Loki que mesmo sendo apresentado como “vilão” no universo Thor, conquistou a afeição dos espectadores. A Marvel Studios viu aí uma oportunidade de agradar os seus consumidores ao desenvolverem a série.

Outra atitude bem observada pela produtora, foi o desejo dos fãs de terem mais representatividade LGBTQ+ nos enredos da Marvel, Loki na série lista seu sexo como “fluido”, encantando e criando maior proximidade entre o personagem e o público.

E a sua marca, ela tem falado e ouvido o seu consumidor? A maior lição que podemos levar dos bastidores da nova série da Disney+ é que grandes resultados acontecem por grandes investimentos em marketing, no relacionamento e interação com o público, da comunicação autenticidade e surpreendente.

A Leomhann pode te ajudar, entre em contato para mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

MAIS NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp