A série Loki e seus multiversos na comunicação

Conheça as curiosidades e ensinamentos da mais nova série do universo Marvel

O lançamento da série Loki que estreou exclusivamente no Disney+, traz ensinamentos valiosos sobre a importância do investimento em marketing e a interação com o público.

A trama que é protagonizada por Tom Hiddleston, conta a história do personagem Loki da Marvel Studios após os eventos de “Vingadores: Ultimato”. Onde Loki foge de Nova York com o Tesseract (uma das Joias do Infinito) quando os Vingadores decidiram bagunçar com a linha do tempo.

A Disney+ trouxe uma abordagem diferente para o lançamento dos episódios, diferente do que é feito nas plataformas de streamings, onde temporadas são lançadas de uma única vez, a série Loki tem o lançamento dos seus episódios de forma semanal. O que de certa forma “prende” o expectador a plataforma, criando expectativa para o episódio seguinte e mantendo a audiência aquecida.

Desde o a primeira liberação da data de lançamento, a série recebeu fortes investimentos nas estratégias de marketing tanto no digital quanto em ações off-line. A série traz ensinamentos sobre:

  • O impacto visual da série no público
  • O marketing Digital + Bom Networking
  • Ações off-line para interação com o público
  • Nem toda campanha é válida!
  • Escute o seu consumidor e as oportunidades

Mas como podemos aprender com elas e aplicá-las em meu negócio? Confira a seguir cada um dos ensinamentos:

O impacto visual da série no público

O seu logo é lembrado? O que as pessoas falam dele? O primor de uma boa identidade visual é a construção de uma marca com personalidade, que reflita a mensagem e mais importante, faça parte da memória de todos que de alguma forma tiveram contato com ela.

Dentre todos os lançamentos e abordagens publicitárias para divulgação da trama, o que mais chamou a atenção foi o logo da série. A arte apresenta o nome do personagem com uma tipografia diferente para cada letra, o que para muitos dos fãs não foi considerado um logo bonito.

Se tornando até alvo de meme nas redes sociais com brincadeiras onde os fãs postavam o logo da série com tipografias de diferentes marcas conhecidas ou feita por eles mesmos. Gerando um hype maior e burburinho sobre o lançamento da tão aguardada história.

O próprio Tom Hiddleston comentou sobre o personagem e o visual desenvolvimento para a série em sua entrevista para a revista Empire:

“Eu quero preservar o frescor do show quando a série surgir, mas algo que eu penso sobre é o logo, que parece renovada e refrescante.  A fonte usada para escrever Loki parece estar mudando de forma o tempo todo. Loki é um metamorfo quintessencial. Sua natureza mercurial é que você não sabe quando, dentro do MCU, ele é um vilão, um herói ou um anti-herói. Você não sabe se pode confiar nele. Ele pode, literalmente e fisicamente, se transformar em um guarda de Asgard ou no Capitão América quantas vezes ele quiser.”

Ele ainda comentou sobre a importância e significado que o logo tem para si:

“Eu acho que o logo mudando de forma pode te dar uma ideia de que Loki, a série, é sobre identidade e sobre integrar os fragmentos desiguais de todos os lados que ele pode ter. Quem sabe ainda pode ser sobre as muitas versões que você é. Eu acho que isso é muito legal, porque eu descobri que Loki tem uma construção muito complexa. Quem é o personagem que pode usar muitas máscaras, mudar de forma e ainda parece ser capaz de mudar seus sentimentos?”.

Marketing Digital + Bom Networking

Estar presente no digital já passou de ser uma novidade para as marcas e sim uma necessidade. Mas quando se trata de conexões, a sua empresa tem feito network de valor? Parcerias com pessoas que possuem uma audiência que você deseja atingir, é uma das táticas mais eficazes para trazer engajamento ao seu conteúdo.

A Disney+ convidou duas grandes influências do entretenimento para se unirem em uma parceria para lá de inédita. A Disney com o Omelete, plataforma conhecida pelo seu entretenimento voltado ao mundo geek e cultura pop, juntamente com Alexandre Gaules, que é um dos maiores streamers do mundo, lançaram a “Watch Party”, que reúne pessoas em uma mesma sala de transmissão para acompanharem a exibição semanal dos episódios. O evento tem como foco unir grandes influenciadores para um bate-papo acerca da série, além de assistirem aos episódios juntos e ao vivo.

Marcelo Forlani, fundador e apresentador do Omelete afirma que:

“Somos apaixonados pelo universo Marvel e ficamos ainda mais felizes de poder compartilhar e deixar o conteúdo acessível, de maneira inédita, para toda comunidade nerd. E para quem acompanha o universo dos games e e-sports, vai acompanhar tudo com o maior streamer Brasileiro da atualidade, o Gaules”.

Ações off-line para interação com o público

Quais ações você tem feito para que o seu público tenha desejo de estar onde a sua marca está? Campanha off-line ou como podemos chamar: campanhas de rua, tem o poder de tornar a sua marca conhecida e presente no dia a dia das pessoas, dependendo da ação, pode até gerar uma comoção pública ou digital.

Uma ação que surpreendeu os fãs, foi a aparição do Tesseract aqui no Brasil, isso mesmo! O Cubo Cósmico que fez com que o personagem Loki escapasse em “Vingadores: Ultimato” foi colocado em um dos pontos mais conhecidos de São Paulo: a Avenida Paulista.

O holograma pôde ser visto dentro de um totem digital em um abrigo de ônibus. Sem contar que o abrigo foi completamente caracterizado com imagens da nova produção da Marvel, criando uma atmosfera toda especial para os fãs que passaram por lá.

Nem toda campanha é válida!

Campanha sem estudo e sem planejamento de marketing, é campanha propensa a não ter resultado ou em alguns casos até repercussão negativa! Mesmo grandes marcas não estão imunes a isso.

Uma prova disso, é a ação feita pela Disney em Portugal, para continuar promovendo a produção, a plataforma colocou na estação de metrô Marquês de Pombal, em Lisboa, um banner estampando Tom Hiddleston como Loki, com uma citação atribuída a Luís Figo (ex-capitão da seleção de futebol do país).

O maior problema foi que o ex-jogador se pronunciou nas redes sociais, informando que nuca fez nenhum tipo de declaração sobre a série, ele disse:

“Isto só pode ser um mal-entendido. Eu não disso isso”

A própria Disney respondeu o ocorrido dizendo que a propaganda foi uma espécie de “brincadeira”, já que Loki é conhecido na mitologia como o “deus da trapaça” e ainda complementou dizendo:

“Encontramos o culpado disto tudo: O Loki, o Deus da Mentira. Já está entregue à Autoridade de Variação Temporal. No primeiro episódio da série explicamos tudo”.

Escute o seu consumidor e as oportunidades

Você oferece o que acredita que o seu consumidor precise ou o que ele gostaria?

Uma das lições sobre estar atento as necessidades e desejos do cliente, é que os fãs do universo Marvel já vinham há um bom tempo pedindo um filme próprio para o Loki que mesmo sendo apresentado como “vilão” no universo Thor, conquistou a afeição dos espectadores. A Marvel Studios viu aí uma oportunidade de agradar os seus consumidores ao desenvolverem a série.

Outra atitude bem observada pela produtora, foi o desejo dos fãs de terem mais representatividade LGBTQ+ nos enredos da Marvel, Loki na série lista seu sexo como “fluido”, encantando e criando maior proximidade entre o personagem e o público.

E a sua marca, ela tem falado e ouvido o seu consumidor? A maior lição que podemos levar dos bastidores da nova série da Disney+ é que grandes resultados acontecem por grandes investimentos em marketing, no relacionamento e interação com o público, da comunicação autenticidade e surpreendente.

A Leomhann pode te ajudar, entre em contato para mais informações!

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