Já não é novidade que o marketing digital avança e se fortalece a cada dia. Uma ferramenta poderosa que quando usada com estratégias eficientes, alcança excelentes resultados e alavanca a venda de produtos e serviços de um negócio.
Os profissionais dessa área precisam constantemente buscar se atualizar com as novas ferramentas que o digital proporciona e o aprendizado contínuo. No entanto, esse mercado ainda vive cercado de mitos e é muito comum encontrarmos informações erradas na internet, principalmente quando se trata de conteúdos de marketing!
Sem fórmulas mágicas e enrolações, reunimos 5 mitos sobre o Marketing Digital que você precisa saber para nunca mais ser enganado.
1- O marketing digital é para qualquer um ?
O marketing digital é uma estratégia de comunicação que pode ser utilizada para atingir diversos objetivos de negócios, como aumentar a exposição da empresa, gerar leads, fidelizar clientes e melhorar o posicionamento da empresa na internet. Mas a verdade é que o marketing digital é para as pessoas que estão dispostas a pagar o preço do sucesso. Muitos se arriscam com o pensamento que é fácil, ainda mais hoje, em que existe diversos cursos em alta da área, vendendo na internet um método funcional de marketing. Mas por trás disso, existe uma jornada de conhecimento para ser adquirido.
2- Não é preciso investir ?
Com certeza um mito! Toda ação de marketing existe um custo para o seu conteúdo alcançar o maior número de pessoas possíveis, entretanto, o marketing digital não é necessariamente mais caro que o marketing tradicional. Pelo contrário, existem diversas ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para atingir os objetivos de negócios. Além disso, a utilização das redes sociais e dos mecanismos de busca pode ser feita de forma gratuita.
3- Você terá resultado rápido ?
Há quem pense que o resultado de uma campanha de marketing digital vem da noite para o dia. Como em qualquer outro projeto, ao iniciar uma campanha, leva tempo e dedicação até que se forme algo sólido e comece a ser rentável e isso acontece também no marketing digital. Por isso, é importante ter paciência e ser feito um trabalho operacional com uma estratégia de longo prazo bem definida para alcançar os objetivos desejados.
4- É preciso ter uma equipe grande ?
Nunca foi quantidade, e sim, qualidade. Com profissionais qualificados os seus resultados serão melhores, entenda o valor de um time qualificado e engajado para sair de vez da ideia de que o marketing só irá funcionar se a equipe for grande e estiver produzindo intensamente. Tendo como base a regra 80/20, fórmula criada por um economista italiano, conhecida como Princípio de Pareto, que consiste basicamente em 20% do empenho das atividades tem potencial de causar 80% de resultados. A partir disso, pode se afirmar que o ideal é que o esforço seja concentrado nas poucas ações que vão, efetivamente, gerar resultados significativos.
5- Funciona apenas para empresas com operações online.
As ações de marketing digital funcionam em empresas de qualquer segmento e porte, desde que busquem resultados de vendas, sendo na loja física ou online. Utilizando o marketing digital o alcance é maior e o resultado assertivo. Não importa o tamanho da sua empresa, um bom trabalho online amplia as suas possibilidades de divulgar a sua marca e criar um relacionamento com o público através de plataformas personalizadas ou nas redes sociais.
Conclusão
O marketing digital é uma grande estratégia de comunicação que vem se destacando no mercado e podem ser adaptadas de acordo com as características da empresa.
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