O marketing digital possui diversas estratégias que podem ser usadas como alternativas para substituir as soluções pagas, como são os casos dos links patrocinados.
Esses recursos permitem melhorar o desempenho e o tráfego orgânico de um blog, através de ferramentas acessíveis.
Gerar tráfego orgânico para o seu site ou blog pode ser uma tarefa difícil e longa a princípio, e de fato isso é normal.
Para alcançar resultados cada vez mais efetivos com o tráfego orgânico, requer muita dedicação e paciência, pois ao contrário do tráfego pago, os resultados são a longo prazo.
Hoje, praticamente tudo o que você deseja obter ou saber está dentro do Google.
O mestre do Google assumiu definitivamente a posição de dono do conhecimento e é ele quem nos direciona para o que queremos na maioria das vezes.
Se você tem um site com um grande número de visitas orgânicas, significa que você fornece conteúdo de alta qualidade, tem credibilidade, autoridade de mercado e acima de tudo já conquistou a confiança e a fidelidade do seu público.
Ter tudo isso em um ambiente digital cada vez mais competitivo é apenas a cereja do bolo e tenho certeza de que você quer essa cereja mais do que nunca.
Neste artigo explicaremos algumas alternativas que devem ser usadas para gerar mais tráfego orgânico para o seu site!
Continue na leitura e saiba sobre:
- O que é tráfego orgânico?
- Tráfego pago versus tráfego orgânico
- Qual é melhor: orgânico ou pago?
- Por que investir em tráfego orgânico?
- 5 benefícios de se investir em tráfego orgânico
- Aumente o tráfego orgânico usando 5 estratégias
O que é tráfego orgânico?
Basicamente são as visitas conquistadas de maneira natural e espontânea para um canal digital sem o uso de anúncio.
Através dos mecanismos de buscas do Google é possível atrair leads, leitores e clientes. Mas você sabe de que forma funciona essas pesquisas?
Bem, como regra, existem duas formas dominantes:
- Primeiro: você busca por uma palavra-chave específica, depois é atraído por um link de uma página que normalmente aparece nas primeiras posições.
- Segundo: Você busca diretamente pelo domínio do site.
Digamos que você queira saber sobre “INBOUND MARKETING“. Essa seria então sua palavra-chave, e com base nesse item de busca, o Google oferecerá todos os resultados que considerar relevantes para sua pesquisa.
E como o buscador realiza esse “filtro”?
No geral, os sites que aparecem nas primeiras posições recebem mais cliques orgânicos pois estão associadas as boas práticas de SEO.
Isso significa que são técnicas que visam otimizar sites e blogs para que eles tenham uma boa classificação no Google.
O rastreador de busca do Google entendendo que o conteúdo está bem elaborado e com o uso correto das palavras-chaves, podendo ser útil para o internauta, disponibiliza-o no momento da pesquisa.
Consequentemente, seja por palavras-chave ou diretamente pelo seu domínio, o site em que você realiza sua pesquisa recebe tráfego orgânico a partir do momento que você clica no link e entra na página.
Uma empresa que aprimora o seu tráfego orgânico garante boas estratégias e resultados de marketing, mais credibilidade e também engajamento com o público consumidor.
Agora que você já sabe o que é tráfego orgânico, separamos algumas características para explicar a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago:
Tráfego pago X Tráfego orgânico
Tráfego pago, como o nome sugere, é aquele que você investe diretamente, pagando por melhores posicionamentos, pelas visualizações, cliques ou ainda pelas conversões ou vendas.
Os links patrocinados do Google Ads, assim como os anúncios do Facebook e Instagram são os exemplos mais clássicos de geradores de tráfego pago.
São opções mais imediatas e garantem resultados satisfatórios no curto prazo.
Enquanto o tráfego pago sempre vai depender de investimento, o posicionamento orgânico requer o investimento inicial na produção de conteúdo até o ponto em que o ranqueamento seja alto.
O que é melhor: tráfego orgânico ou pago?
Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para quem está começando no mundo do marketing digital.
E a resposta para ele é: opte pelas duas técnicas!
Isso mesmo. No marketing digital não existe uma fórmula mágica, você pode e deve praticar as duas técnicas em paralelo.
A dica é analisar os seus objetivos a serem atingidos e usar dessas estratégias para alcançar os melhores resultados possíveis.
O tráfego orgânico irá te garantir confiabilidade em seu trabalho a longo prazo. Como vimos antes, essa estratégia atrairá espontaneamente as pessoas para o seu negócio, e por essa razão, terá muito mais chances de comprar seu produto ou serviço.
Mas se você está começando e tem um novo negócio, investir em tráfego pago também é uma excelente opção.
Chamando a atenção de um público segmentado para o seu negócio, você estabelecerá os primeiros contatos e isso pode tornar futuramente um relacionamento permanente.
Imagine trabalhar o tráfego orgânico usando todas as técnicas e entregando um ótimo conteúdo, ao mesmo tempo, patrocinar um post ou link para uma promoção, produto ou serviço.
Esse internauta que chega via tráfego pago, pode, se você conseguir o manter entretido, se tornar parte do tráfego orgânico em pouco tempo, pois ele vai gostar do seu negócio e passar a visitar seu site ou blog com mais frequência.
Viu como essas duas estratégias podem se complementar perfeitamente?
Por que investir em tráfego orgânico?
A principal razão pela qual você deve começar a investir em tráfego orgânico agora, é construir relacionamentos próximos e acompanhar os clientes sem nenhum custo.
Imagine ter que pagar toda vez que quiser atrair um público? É um investimento contínuo.
Claro que aplicar as duas estratégias de tráfego mencionadas acima é extremamente importante, mas desde que seja planejada.
Quem investe em tráfego orgânico aumenta automaticamente o engajamento e fideliza o relacionamento com o seu público a longo prazo.
Além disso, mostra que seu conteúdo é de alta qualidade e exibido de forma espontânea para seu público.
Com o tempo o seu negócio ganhará mais credibilidade e autoridade, cada vez mais as pessoas vão até você em busca de uma solução para o que estão procurando.
E isso exige ritmo, planejamento editorial e produção contínua, pois atrair visitas qualificadas sem precisar recorrer a fontes pagas, precisa ser trabalhado o Marketing de Conteúdo de forma consistente.
Afinal, conquistar a confiança do Google e de seus usuários não acontece da noite para o dia!
Os benefícios de aumentar o tráfego orgânico
Você já viu até aqui que vale a pena investir em tráfego orgânico e buscar visitantes espontâneos para o seu negócio.
Entendeu também que pode ser usado as técnicas de tráfego orgânico e pago simultaneamente com um bom planejamento.
Agora vamos ver os cinco principais benefícios que vão convencê-lo a aumentar seu tráfego orgânico hoje mesmo:
1 – Ganhe autoridade no tráfego orgânico
Quanto mais você se torna conhecido por produzir um bom conteúdo, mais autoridade você ganha em seu nicho.
Pense em um site ou blog que você fica de olho nas publicações. Isso provavelmente já é uma referência para você, pois por lá você sempre pode encontrar as informações relevantes para o que precisa.
É exatamente o que um trabalho de qualidade faz. O resultado orgânico, por sua vez, é tido como genuíno, com o tempo você se tornará referência.
2 – Custo-benefício
Com o tráfego orgânico, você tem uma redução de custos com suas estratégias de marketing, diferente do tráfego pago que seu investimento financeiro é constante. Portanto pode ser considerado um método atrativo de custo-benefício.
Embora haja custos para investir em boas técnicas de SEO e produção de conteúdo relevante, as margens de lucro será muito maior.
3 – Relacionamento com o orgânico
Já comentamos neste artigo que construir tráfego orgânico para seu site ou blog é construir relacionamentos com seu público.
Ao atrair mais pessoas de forma espontânea, suas chances de reter esses clientes são muito melhores, pois eles chegam até você porque querem e porque gostam do que você oferece.
Dessa forma você estabelece um relacionamento mais duradouro com esse público.
4 – Duração
As campanhas patrocinadas que geram tráfego pago têm um limite de tempo: se o orçamento disponível está acabando, a campanha também está terminando.
A duração dos resultados de uma estratégia orgânica não tem prazo de validade.
Basta que suas técnicas de SEO e a produção de conteúdo de alta qualidade estejam em dia, mantendo o texto atualizado.
5 – Relevância no tráfego orgânico
Se você investe em tráfego orgânico e seu post aparece nas primeiras posições do Google, acredite: seu conteúdo é relevante.
Quando você faz uma pesquisa, os resultados pagos ou os posts patrocinados aparecem primeiro, antes dos resultados orgânicos.
Mas o usuário quase nunca acessa o link patrocinado justamente porque tem aquela cara de anúncio e isso diminui a confiança nas informações apresentadas.
Com isso, o usuário acaba clicando nos primeiros resultados orgânicos e se o seu site está com as técnicas de tráfego orgânico atualizadas, pronto!
Afinal, você estará classificado na primeira página pelo mérito, pela qualidade que está exibindo, por responder à essência da palavra-chave e por oferecer uma boa experiência ao usuário.
Aumente seu tráfego orgânico usando essas 5 estratégias
1 – SEO
SEO (Search Engine Optimization) é a principal estratégia utilizada para aumentar o tráfego orgânico no site.
Ele permite que os mecanismos de pesquisa entendam a importância do site para uma determinada pesquisa para fornecer a melhor experiência possível ao usuário.
Entre os fatores que são levados em consideração no SEO de um conteúdo específico, podem ser listados:
- Palavras-chave
- Título
- Intertítulos
- link interno e externo
- Meta description
Quando se trata da relevância do blog em si, outros fatores são levados em consideração como: backlinks, se o site é compatível com dispositivos móveis, títulos, autoridade de domínio e muito mais.
As páginas de destino devem ser incluídas neste conteúdo, de acordo com a relevância do tema e da publicação, por meio de ofertas de interesse do usuário, como e-books, webinars e outros.
Para fazer isso, use um call to action objetivo e use um design atraente no site.
2 – E-mail marketing
A base de contatos que a empresa já possui é essencial para novas oportunidades de negócios. Mantenha sua frequência de e-mail de marketing e direcione os leads com conteúdo relevante, chamada de ação e novas ofertas para conversão em suas páginas de destino.
3 – Faça um blog
Quanto mais páginas um site tem, mais possibilidades ele tem de ser posicionado nos buscadores.
Isso significa que o marketing de conteúdo, assim como o blog da empresa, é uma das principais estratégias para quem busca atrair novos visitantes.
Use call-to-action nas postagens do seu blog e use termos que incentivem o usuário a querer saber mais sobre o tema, ofereça e-books, whitepapers e outros materiais complementares.
4 – Redes sociais
As redes sociais são um canal fundamental de uma estratégia para aumentar o tráfego orgânico e melhorar o acesso do seu site.
Em muitos casos, a empresa pode publicar a chamada para a página de destino (blog) diretamente na linha do tempo.
No entanto, é essencial que o site seja responsivo, pois uma parte significativa dos usuários de mídias sociais acessam esses canais por meio de um smartphone.
5 – Automação de marketing
A automação de marketing é um novo recurso que tem sido usado para aumentar a receita e reduzir os custos de conversão.
Portanto, automatizar é ajustar as plataformas da empresa para que haja um contato mais próximo e diferenciado com o lead, deixando a equipe de vendas mais atenta em que estágio o usuário se encontra na jornada do comprador.
Qual a relação com as páginas de destino? A automação de marketing permite conhecer melhor o usuário para aumentar o tráfego orgânico e direcioná-lo para páginas de destino que melhor atendam às suas expectativas.
Agora você está pronto para aumentar o número de acessos em seu site e atrair potenciais clientes para sua empresa.
Invista no tráfego orgânico com uma agência de Marketing Digital!
Aqui na Leomhann desenvolvemos estratégias para que você tenha um site bem-posicionado no Google de forma orgânica.