4ps do marketing

4Ps do marketing e suas estratégias de negócio

Para quem está iniciando ou estudando estratégias de marketing e deseja aplicar em seu negócio e melhorar suas vendas, provavelmente já deve ter se deparado em algum momento com o termo 4Ps ou Mix de Marketing.

Esse conceito é muito comum de ser encontrado em qualquer estudo de estratégias de marketing pois se trata de pilares na comercialização de produtos ou serviços. Consolidado a décadas mesmo sofrendo atualizações para a era digital, continua sendo essencial e atual.

Portanto, para você que tem um negócio, é indispensável saber sobre os 4Ps do marketing e como defini-los em seus produtos ou serviços. Assim, poderá alinhar estratégias capazes de transmitir com eficiência ao seu público-alvo suas principais qualidades, seja ela em um produto diferenciado ou em um serviço que deseja transmitir alto custo-benefício.

 

O que são os 4Ps e sua origem.

Não fique surpreso, mas os 4Ps do marketing já foram definidos a muito tempo e continuam os mesmos até hoje. Em 1960 foi a primeira vez que eles foram definidos, no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” de Jerome McCarthy.

O significado dos 4P (preço, produto, praça e promoção) proposto por McCarthy, tem como base alinhar os conceitos estratégicos de uma marca referente ao seu produto, para que seja entendido diversos fatores que influenciam diretamente na venda e no contato que o público tem com ele.

Esses conceitos não são meramente classificatórios, eles têm real valor para a realização de estratégias mercadológicas nas empresas, e diferente de várias outras áreas do marketing que sofrem atualizações cada vez mais constantes atualmente, os 4Ps do marketing continuam os mesmos desde sua definição, comprovando porque são considerados os principais pilares de qualquer negócio.

 

A importância dos 4Ps do marketing.

Caso ainda não tenha ficado claro como a definição desses 4 pilares funcionam na prática e como podem ajudar na elaboração de estratégias do marketing, vamos mostrar a seguir os fatores que eles influenciam e como isso pode trazer resultados positivos para qualquer empresa. São eles:

– Facilita a criação de estratégias integradas para que a marca ou serviço tenha facilidade de divulgar seu posicionamento e significado para o público-alvo, assim como as experiências que eles vão ter com o produto e a imagem de status que é transmitida.

– Ajuda na diferenciação dos concorrentes entre as várias opções fornecidas no mercado, pois ter um produto bem definido e com o foco de marketing bem alinhado no diferencial, ajuda a criar uma imagem na cabeça do cliente que faz com que ele separe o seu produto das demais opções.

Cobre os pontos de vendas/contato entre o consumidor e o produto, influenciando na experiência que ele vai ter, seja na mensagem de divulgação, no preço ou valor agregado.

 

O que é definido em cada um dos 4Ps?

Se você já entendeu para que serve e quais são eles, vamos especificar o que é avaliado e definido em cada um dos 4Ps.

 

Preço

O preço refere-se ao valor que o cliente vai pagar pelo produto ou serviço que está sendo ofertado, muitas vezes o produto é apresentado como a solução para alguma dor que o cliente tem no momento, logo, quanto mais valor essa solução atingir, menos dificuldade na decisão de compra o cliente terá. Isso porque o valor agregado é bem maior.

Além do fator psicológico que é um grande diferencial da venda, fatores de facilidades referente ao preço também interferem e podem ajudar na compra.

Os fatores que envolvem o P de Preço são:

  • preço de lista;
  • formação do preço;
  • modelo de cobrança;
  • variações regionais;
  • políticas de descontos;
  • condições de pagamento;
  • formas de pagamento.

Muitas vezes o faturamento não é um ponto notado como tarefa do marketing, mas entre todos os Ps, esse é o único momento que traz valor para a empresa, e deve ser definido com cautela e estratégia.

 

Produto

Esse é o P de maior importância, pois ele é a base que deve ser definida primeiro para que seja elaborado os demais, assim como na empresa, onde o produto é o principal fator de comercialização de qualquer negócio, podendo ser tangível ou não como objetos ou serviços.

Os fatores que envolvem o P de produto são:

  • qualidade;
  • características e opções
  • design do (produto, embalagem);
  • linhas de produtos;
  • branding do produto;
  • serviços agregados

É importante reforçar que o produto ou serviço não é apenas um objeto ou demanda para o consumidor, e sim, a solução ou a necessidade de algo, e se for apresentado e oferecido de forma correta e atender suas expectativas, pode ocorrer a fidelização desse cliente com a marca.

 

Praça

Esse P está se referindo a lugares como ponto de venda e distribuição que podem ser tanto físicos como digitais. É necessário exigir uma maior atenção em todo o processo de como esse produto ou serviço vai chegar até o consumidor, para oferecer sempre a melhor qualidade e experiência.

Os fatores que envolvem o P de Praça são:

  • canais de distribuição;
  • cobertura de distribuição;
  • pontos de venda;
  • regiões de venda;
  • locais de estoque;
  • frete e logística.

Como será a entrega e distribuição para o cliente vai depender muito do tipo de produto ou serviço, e deve ser considerado vários fatores, como custo, logística, tempo de transporte, além dos pontos de comercialização que podem ser em lojas próprias ou lojas multimarcas, seja em local físico ou virtual e suas respectivas variações.

 

Promoção

Diferente do que se espera do P de Promoção, essa estratégia está vinculada com a linha de comunicação da marca com o público final, e da forma de atrair o interesse e atender a expectativa do cliente.

Os fatores que envolvem o P de Promoção são:

  • propaganda;
  • venda pessoal;
  • promoção de vendas;
  • publicidade;
  • relações públicas;
  • assessoria de imprensa;
  • merchandising;
  • redes sociais;
  • blog;

Sendo assim, uma das estratégias que o setor do marketing mais foca na hora do planejamento é buscar a maior quantidade de ferramentais possíveis para trazer resultados de alto performance para a marca.

 

Como aplicar os 4Ps na estratégia da sua empresa?

Se você chegou até aqui, saiba que é possível fazer a criação de estratégias aplicando os 4Ps para agregar mais valor a sua empresa e aumentar o seu faturamento.

Para isso, é necessário estar bem definido a mensagem e valor que sua marca possui, descobrir seu público-alvo e suas necessidades, assim como estudos do seu mercado, nicho e concorrência, para que assim possa ser vinculado todos esses estudos e os 4Ps na criação de ações estratégias que alcance os clientes e traga resultados.

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